Técnico em Nutrição e Dietética: festejar e lutar

Postado em 26/06/2017 |

26/06/2017

Eles são parceiros, assistentes indispensáveis e cúmplices na missão de promover saúde e alimentação saudável. São os Técnicos em Nutrição e Dietética, cuja data 27 de junho, é dedicada a eles. A Associação Brasileira de Nutrição se sente honrada em celebrar este dia e parabenizá-los.
 
"São profissionais de extrema importância para garantir a segurança alimentar e a promoção da saúde para a população. Os técnicos têm participação ativa em sistemas de qualidade de produção de refeições e até na elaboração de Manual de Boas Práticas em Unidades de Alimentação e Nutrição. Além disso, também possuem conhecimento de técnicas dietéticas que auxiliam na prevenção de doenças e manutenção da saúde. E a sua participação em programas de Educação Alimentar e Nutricional são fundamentais para a formação de bons hábitos alimentares em crianças, adolescentes, adultos e idosos", afirma a presidente da Asbran, Dra. Daniela Fagioli Masson.
 
Quem também destaca a importância em dedicar a data para homenagear os técnicos em Nutrição e Dietética é a presidente da Associação Gaúcha de Nutrição - Agan, Marilene Vasata Sgarbi. "Certamente se for perguntado ao nutricionista que tem entre seus colaboradores um técnico em Nutrição e Dietética o que este profissional significa ele responderá: É o cooperador que anda a par comigo mediando o gerenciamento das atividades dos serviços de alimentação e nutrição no cotidiano."
 
Segundo Marilene, a atuação dos técnicos em diferentes áreas coopera com a promoção da saúde e bem estar de indivíduos e coletividades.
 
Já a diretora da Asbran Pamela Cilurzo David destaca o papel do técnico em Nutrição e Dietética na complementação e aplicação das exigências de segurança de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição e o auxílio no controle de desperdício de alimentos. "Seu conhecimento em técnicas dietéticas auxilia na promoção da saúde na população em geral, crianças e idosos, sendo fundamental para o sucesso de ações em qualidade de vida e prevenção de doenças" conclui Pamela.
 
MOVIMENTO PARA MUDAR
 
A profissão de Técnico em Nutrição e Dietética ainda não é regulamentada no Brasil, o que significa que esses profissionais ainda não conseguem ter alguns direitos garantidos. conselhos regionais de Nutrição estão promovendo um movimento pela regulamentação por meio de uma petição que será encaminhada à Câmara Federal.
 
Os nutricionistas entendem que a regulamentação trará diversas melhorias, como estabelecimento de piso salarial, abertura de novas vagas de emprego e possibilidade de acumular dois cargos públicos, por exemplo.
Para assinar as petições clique nos links abaixo.
 
Petição Pública – https://goo.gl/l5pGus
 

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica