CGAN/DAB lança Sistema de Micronutrientes

Postado em 08/11/2017 |

A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição - CGAN/DAB lançou no último dia 3 de novembro o Sistema de Micronutrientes. Dividido em 3 módulos - Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A – PNSVA; Programa Nacional de Suplementação de Ferro – PNSF; Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (vitaminas e minerais) – NutriSUS -, o Sistema de Micronutrientes, assim como os outros sistemas da Atenção Básica, será acessado por meio do e-Gestor Atenção Básica (AB) disponível no link https://egestorab.saude.gov.br/. 
 
Para cada módulo/programa será necessário o cadastro de um Coordenador Municipal (que pode ser o mesmo para todos, porém deverá ser cadastrado em cada um dos módulos/programas).
Esse cadastro deverá ser feito do mesmo modo que ocorre o cadastro de Coordenadores no e-Gestor AB, ou seja, o Gestor da Atenção Básica deve realizar o cadastro do Coordenador de cada um dos programas.
 
O módulo do PNSVA incorporou de modo integral o Sistema de Gestão do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, funcionando da mesma maneira, com mudança somente no layout. Assim como já era realizado, no módulo do PNSVA deverão ser registradas as seguintes informações:
  • Quantidade de crianças de 06-11 meses suplementadas com Megadose de 100.000 UI;
  • Quantidade de crianças de 12-59 meses suplementadas com Megadose de 200.000 UI;
  • Perda de Cápsulas.
 
O módulo do PNSF é um módulo novo que foi criado no Sistema de Micronutrientes. Nesse módulo deverão ser registradas as seguintes informações:
  • Quantidade de crianças de 06-24 meses suplementadas preventivamente com sulfato ferroso;
  • Quantidade de gestantes suplementadas preventivamente com sulfato ferroso e ácido fólico.
 
O módulo do NutriSUS também é um módulo novo que foi criado no Sistema de Micronutrientes. Nesse módulo deverão ser registradas as seguintes informações:
  • Quantidade de crianças de 06-48 meses que receberam 36 ou mais sachês por ciclo (essa informação deverá ser inserida em cada uma das creches pactuadas pelo município);
  • Saldo de sachês no município.
 
Em todos os 3 módulos, é possível emitir relatórios sobre as informações inseridas. Cada módulo será liberado somente para o município que participar do programa. Ou seja, o módulo do PNSF será liberado para os 5.570 municípios, pois o PNSF é universal; o módulo do PNSVA será liberado para os 3.573 municípios participantes; e o módulo do NutriSUS será liberado para os 1.045 municípios participantes.
 
As informações referentes a 2017 poderão ser informadas no Sistema de Micronutrientes até janeiro/2018, assim como já ocorria para o PNSVA.
 

fonte: Ministério da Saúde

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica