Portaria de Critérios da Asbran é citada no ENPSSAN

Postado em 08/11/2017 |

08/11/2017

A Asbran participa a partir de hoje (8) do III Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontece até o dia 10 de novembro na Universidade Federal do Paraná e reúne pesquisadores da área de SAN e representantes da sociedade civil.
 
A diretora Amábela Cordeiro, que representará a Asbran na reunião do Fórum Brasileiro de Soberania e Seguranca Alimentar, também participa do encontro como pesquisadora da área. A expectativa é que seja constituída oficialmente no evento a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBPSSAN), que começou a ser formada ainda em 2012. 
 
"A produção de conhecimento científico em alimentação e nutrição não pode estar descolada das questões relacionadas ao sistema alimentar, que passa pela produção, distribuição, comercialização e consumo dos alimentos. Entendemos que o Conbran pode contribuir muito com esta discussão, uma vez que a Asbran tem cuidado para que o evento seja um espaço livre de conflitos de interesses e os trabalhos da Rede que agora está se constituindo poderão ser apresentados no congresso," disse Amábela.
 
ASBRAN CITADA EM PAINEL

Na parte da tarde de hoje, além dos grupos de trabalhos, a Profª Luciene Burlandy apresentou o painel sobre Desafios da Pesquisa em SAN, abordando conflitos de interesses na produção científica da área. Luciene demonstrou dados preocupantes: em 42% das revisões, conflitos de interesses financeiros dos autores não foram declarados; 3/4 das revisões patrocinadas por empresas de adoçantes artificiais apresentaram resultados favoráveis a seus produtos, sendo que todas as revisões financiadas por indústrias competidoras apresentaram conclusões não favoráves. 
 
Durante a exposição do painel que tratou da análise de casos e medidas preventivas, a professora ainda usou como exemplo a Portaria da Asbran de 2015 que Instituiu critérios para o estabelecimento de parcerias, apoios e patrocínios realizados com a Associação Brasileira de Nutrição. A Portaria foi citada como uma "experiência de ações livres de conflitos de interesses".
 
REDE
 
Para o professor Renato Maluf, ex-presidente do Consea e Coordenador do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN), a criação da rede de pesquisa é, sem dúvida, uma iniciativa promissora ao vir em reforço de um campo de pesquisa que demanda visibilidade e legitimidade, tanto na academia quanto no conjunto da sociedade. 
 
"A opção por praticar uma ciência cidadã comprometida com a erradicação da fome e a garantia de uma alimentação adequada e saudável, com o enfrentamento de toda sorte de desigualdade, e com modelos de produção e consumo diversos e sustentáveis, deve ser permanentemente reafirmada, por meio do debate aberto e da cooperação entre os que a praticam e também com aqueles para os quais ela está voltada."
 
O professor enfatiza os tempos de desconstrução que o país vivencia e que têm se manifestado de forma igualmente dura no meio acadêmico. "Não se trata apenas do corte de recursos públicos, mas também de ataques diretos à liberdade de pensamento e expressão. A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional irá se somar aos demais instrumentos de resistência aos retrocessos que vêm sendo erigidos em todo o País."

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica