Consulta pública quer receber dados técnicos sobre risco de infecção

Postado em 01/08/2014 |


A Anvisa publicou o Edital de Chamamento n. 2, em 29 de julho de 2014, com o objetivo de receber dados e informações técnico-científicas a respeito do risco de infecção por E. sakazakii (Cronobacter spp.) em lactentes maiores de 6 meses e crianças de primeira infância.

As informações obtidas serão usadas pela Gerência Geral de Alimentos da ANVISA para reavaliação da obrigatoriedade de constar nos rótulos das fórmulas infantis de seguimento para lactentes e ou crianças de primeira infância, orientações sobre a diluição dos produtos em água a 70ºC. Esta exigência foi estabelecida pelas Resoluções RDC n. 44 e 45, de 19 de setembro de 2011.

O chamamento público destina-se a todas as pessoas com interesse direto ou indireto no assunto, principalmente aos profissionais especialistas e aos pesquisadores que trabalhem com os temas contaminação / infecção por E. sakazakii e alimentação / saúde de lactentes e crianças de primeira infância, tais como microbiologistas, pediatras, infectologistas, gastroenterologistas, nutricionistas, imunologistas, entre outros; e ao setor produtivo de fórmulas infantis e de outras fórmulas voltadas a indivíduos menores de 3 anos de idade.

Solicitamos sua colaboração no sentido de divulgar esse Edital de Chamamento de forma a promover a participação de especialistas nos temas. Ressaltamos a importância da participação dos pesquisadores/especialistas/professores que trabalhem com os temas e que possam aportar os dados solicitados. 

Para participar deste chamamento público, os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível no endereço: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=16603, que estará disponível pelo período de 30 dias, a partir do dia 6 de agosto. 

Informações mais detalhadas sobre o uso de água a 70ºC para reconstituir fórmulas infantis e risco de infecção por Enterobacter sakazakii (Cronobacter spp.) podem ser obtidas por meio do Informe Técnico nº 59/2014 disponível no portal eletrônico da Anvisa.

fonte: Anvisa

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica