Conbran 2014: começa o maior evento de Nutrição do país

Postado em 17/09/2014 |


Mais de 3.500 pessoas, entre estudantes, técnicos e profissionais da Nutrição vão movimentar a cidade de Vitória, no Espírito Santo, a partir desta semana. Começa nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória (Rua Constant Sodré, 157 – Santa Lúcia), o XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição - Conbran, um dos maiores e mais tradicionais eventos do setor na América Latina.

A solenidade de abertura será realizada às 18h30, tendo o presidente do Conselho Federal de Nutrição, Élido Bonomo, como palestrante. Será também aberto oficialmente o V Congresso Ibero-americano de Nutrição (Ciban) e lançado o Prêmio Lieselotte Ornellas - Nutricionista Destaque no Brasil".

Promovido pela Associação Brasileira de Nutrição, em parceria com a Associação de Nutrição do Estado do Espírito Santo - ANEES, o XXIII Conbran integra outros grandes eventos de alcance internacional, como o V Congresso Ibero-americano de Nutrição, III Simpósio Ibero-americano de Nutrição Esportiva, II Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições e II Simpósio Ibero-americano de Nutrição Clínica. Conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva- ABNE e Aliança Ibero-americana de Nutrição - Aiban.

Com o tema “Alimentação e Nutrição nos Excessos e na Fome Oculta: o­nde estamos e para o­nde vamos?”, o evento promete surpreender até o dia 20 de setembro com a diversidade de debates e atividades programadas.

Os números de fato impressionam. A programação científica preparou seis cursos pré-congresso, 24 conferências, 41 mesas redondas, duas sessões interativas, um painel, reunindo 161 palestrantes nacionais e internacionais. Esta edição também superou as expectativas sobre apresentação de trabalhos: recorde de inscrição, tendo 2.099 trabalhos submetidos e 1569 aceitos. Os participantes terão ainda oito Simpósios Satélites: Danone, CGAN/MS, Galena, SESI/Programa Cozinha Brasil, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Gatorade, Conumer e Programa Nacional de Alimentação Escolar - Pnae.

DEBATES 

Com um conteúdo que abrange várias áreas e mostra que a Nutrição tem ampliado seu campo, o XXIII Conbran vai colocar na mesa questões importantes, como as evidências científicas na relação Nutrição e cérebro; a necessidade de maior controle de sódio na produção de refeições coletivas. Vai discutir a questão que envolve as perdas de vitaminas durante o preparo e processamento de alimentos; as contradições regulamentares na informação nutricional e rotulagem de alimentos; e a atuação dos profissionais da saúde na comida de rua.

Entre as novidades desta edição estão o Simpósio de Terapia Nutricional e um novo núcleo de interação, o Nutri Brinque. As atividades paralelas lançadas na XXI edição permanecem, agora  fortalecidas, entre elas os espaços Nutri Cine, Nutri Interação, Nutri Saber e Tenda Josué de Castro. Está previsto ainda o lançamento do novo Portal da Associação Brasileira de Nutrição, e a publicação que marca a gestão dos últimos anos.

Para a presidente da Asbran, Marcia Fidelix, o tema desta edição é uma reflexão crítica sobre os excessos e sobre a escassez. "Excessos de propaganda de alimentos inadequados, excesso de agrotóxicos e muitos outros. E ao mesmo tempo a escassez de educação alimentar e nutricional, escassez de regulação de propaganda, de orientação de consumo e suplementos, enfim, várias questões que são contraditórias e que permeiam hoje a Nutrição. Esperamos que os participantes façam essa reflexão crítica e aberta em um ambiente acolhedor", afirma. Segundo ela, o XXIII Conbran ganhou algumas inovações e muitas atividades paralelas com parceiros foram ampliadas. "Esperamos um grande congresso que já supera o número de participantes das últimas edições".

CONBRAN E SEUS FRUTOS

O Congresso Brasileiro de Nutrição é sempre um fomentador de ideias, produtos e projetos, multiplicador de conhecimento. Exemplo é a Tenda Josué de Castro, pensada inicialmente para a 21ª edição. Sua repercussão positiva projetou este espaço além das fronteiras do congresso levando seus organizadores a atenderem convites de diversos eventos no Brasil. Atualmente, já foram realizadas mais de 15 edições da Tenda e sua história ganhou espaço em páginas de revista internacional.

Outros eventos paralelos que envolvem a comunidade ibero-americano também são resultado de edições anteriores, especialmente a criação da Aliança Ibero-americana de Nutricionistas - Aiban, que se reúne este ano durante o congresso.

Por tudo isso, o Conbran  é reconhecido como um dos principais foros de atualização sobre temas técnicos e científicos e debates sobre as tendências futuras dos problemas alimentares e nutricionais no Brasil e na América Latina. E neste foro, atividades de parceiros também encontram lugar, entre elas o VI ENAEN – Encontro Nacional das Entidades de Nutricionistas, oficinas e cursos de órgãos ligados ao Ministério da Saúde, Ministério da Educação.

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica