2º PlanSAN é aprovado em reunião da Caisan

Postado em 12/05/2016 |

O 2º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PlanSAN) foi aprovado na última quinta-feira, 5 de maio, durante reunião ordinária do Pleno Executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Ele é o principal instrumento de planejamento, gestão e execução das ações para o período de 2016 a 2019.
 
O PlanSAN é composto por nove desafios, 121 metas e 102 ações, tendo como principais diretrizes a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e adequados pela população brasileira e o combate à insegurança alimentar em grupos populacionais específicos. “Melhoramos muito, saímos do Mapa da Fome, mas ainda existem comunidades, principalmente na área rural, que vivem situações de insegurança alimentar”, destaca o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arnoldo de Campos.
 
Outra diretriz importante é controlar e prevenir os problemas decorrentes da má alimentação, como a obesidade e o sobrepeso. “O plano traz um conjunto de ações importantes para que o brasileiro mude o hábito alimentar, para que a oferta de alimentos saudáveis seja ampliada e a disponibilidade desses alimentos nas grandes cidades seja possível”, afirma Campos.
 
O secretário também ressalta a iniciativa de promover a alimentação adequada e saudável, com estratégias de educação alimentar e nutricional e medidas regulatórias. “O cidadão tem o direito de saber o que está consumindo para fazer da melhor forma a sua escolha”, afirma. “A educação alimentar ajuda o cidadão a entender melhor quais as escolhas que podem colaborar com a sua qualidade de vida e saúde.”
 
Campos lembra que o Brasil se tornou referência mundial em políticas sociais e mostrou preocupação com a crise institucional que o país vive. “Nossas políticas sociais e as de segurança alimentar e nutricional estão funcionando, têm recursos assegurados e continuam ajudando a população a sair da pobreza, a reduzir a fome e melhorar os indicadores que fizeram o Brasil ser uma referência.”

fonte: MDS

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica