Resoluções sobre Nutrição Materna e Infantil e preocupação com OMS

Postado em 01/06/2016 |

01/06/2016

Nem só de Zika vive a comunidade internacional, preocupada com os jogos olímpicos. A 69ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) ocorrida no final de maio em Genebra ouviu da delegação do Ministério da Saúde um discurso tranquilizador sobre as medidas de segurança que estão sendo tomadas frente à epidemia de Zika, mas também debateu questões delicadas sobre marketing inapropriado de produtos alimentícios para crianças e  a Década de Ação em Nutrição.
 
Houve um forte apelo pelo fim da promoção inadequada de alimentos para lactentes e crianças pequenas. Especialmente diante da necessidade de se promover de maneira mais eficaz nos países a prática do aleitamento exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, e a continuação da amamentação até os 2 anos. Também foi defendida por interlocutores de várias entidades a necessidade de serem promovidas práticas de alimentação complementares ideais para crianças de idades 6-36 meses com base em recomendações da OMS e diretrizes alimentares da FAO.
 
Representando várias entidades da área de Saúde com atuação no segmento da Nutrição, Combate ao Câncer e Diabetes, a World Obesity Federation - Federação Mundial de obesidade fez um chamamento aos participantes do evento para que adotem medidas para impedir qualquer influência indevida por interesses comerciais sobre as decisões políticas, a fim de proteger e promover dietas saudáveis ​​- "dietas que acreditamos serem os direitos dos bebês e crianças em todo o mundo".
 
A World Obesity Federation é uma organização não-governamental que mantém relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde. Reúne mais de 30.000 médicos profissionais e pesquisadores em mais de 50 associações nacionais e regionais. Trabalha tanto para reduzir a prevalência de obesidade quanto para divulgar as melhores práticas no cuidado e tratamento de pessoas com obesidade.
 
Resoluções da AMS
 
A adoção de medidas de proteção ao aleitamento materno está inserida em duas resoluções aprovadas na 69ª Assembleia Mundial da Saúde. Documento sobre a Década de Ação em Nutrição (faça download do arquivo original abaixo) lamenta que apenas 49% dos países disponham de dados adequados para avaliar a progressão dos objetivos globais de Nutrição e defende algumas medidas também a serem adotadas pela direção geral da FAO, entre elas a manutenção de um banco de dados de acesso aberto que mostre os compromissos para a responsabilização pública e que inclua uma análise dos compromissos assumidos em seus relatórios bienais.
 
Além disso, na Resolução, os participantes da AMS pedem à FAO que invista fortemente e defina o aleitamento materno como a pedra angular da nutrição infantil, saúde e desenvolvimento (confira abaixo o relatório desenvolvido pela Comissão para Erradicar a Obesidade Infantil) .
 
 
 
OUTRAS VOZES
 
Durante a assembleia em Genebra representantes de organizações da sociedade e movimentos sociais manifestaram preocupação com a integralidade e credibilidade da OMS. Em declaração, disseram que é preciso combater as tentativas de institucionalizar a influência empresarial indevida na OMS.
 
"Estamos particularmente preocupados com a nova política de relações oficiais ", disse Lida Lhotska, da Internacional Baby Food Action Network (IBFAN).
"Há uma preocupação com o aumento progressivo da influência do setor privado sobre funções importantes da OMS, incluindo o seu papel normatizador", disse Amit Sengupta, do People’s Health Movement.
 
PARA CONSULTAR
 
Texto final da resolução sobre marketing inapropriado:
http://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA69/A69_ACONF7Rev1-en.pdf
 
Texto final da resolução sobre a Década de Ação em Nutrição: http://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA69/A69_ACONF5Rev1-en.pdf
 
 

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica