PNAE completa 62 anos como referência mundial

Postado em 03/04/2017 |

03/04/2017

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE ) completou 62 anos na última sexta-feira (31/03), também o DIA NACIONAL DA SAÚDE E NUTRIÇÃO. O programa é considerado em todo o mundo o maior na área de alimentação em escolas, alcançando atualmente 41 milhões de alunos, com um orçamento de R$ 4,15 bilhões em 2017. São mais de 50 milhões de refeições servidas por dia. 
 
Além de ser o maior, é também o mais antigo programa de alimentação em sistemas educacionais. O PNAE nasceu com o nome de Campanha de Merenda Escolar, em 1955, a partir de estudos pioneiros desenvolvidos pelo médico, nutrólogo e pesquisador pernambucano Josué de Castro, autor do livro Geografia da Fome. 
 
O PNAE é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como exemplo de sucesso na área de alimentação escolar, servindo de base para a implantação de programas similares em outros países. 
 
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em seus fóruns de debates, como as reuniões plenárias e as conferências nacionais, sempre tem destacado a importância de políticas públicas como o PNAE, que contribuíram decisivamente para a saída do Brasil do Mapa da Fome no Mundo, conforme relatório publicado pela FAO em 2014. 
 
Só a título de exemplo, duas proposições extraídas desses fóruns do Consea foram contempladas na atualização do PNAE. Uma delas foi a ampliação do programa para alunos do ensino médio e educação de jovens e adultos – antes, só era contemplado o ensino fundamental. A outra conquista foi a reserva legal de que pelo menos 30% dos produtos sejam adquiridos da agricult ura familiar. 

fonte: Consea

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica