Campanha sobre obesidade destaca marketing enganoso

Postado em 07/11/2017 |

07/11/2017

AJá está circulando desde o dia 1º a campanha de conscientização “Você tem o direito de saber o que come”. A campanha é uma iniciativa da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, formada por organizações como Associação Brasileira de Nutrição - Asbran, Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e ACT Promoção de Saúde. A ação chama atenção para o marketing enganoso e rótulos pouco claros de alimentos não-saudáveis e sua relação com escolhas alimentares que podem levar à obesidade.
 
A obesidade é a causa de doenças como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e 13 tipos de câncer, conforme indicado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) . Em 2016, mais de 650 milhões de pessoas estavam obesas no mundo . Nos últimos 35 anos, o número de pessoas com esta condição mais que dobrou entre as mulheres e quase que quintuplicou entre os homens no Brasil .
 
Estima-se, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que 1 em cada 3 crianças entre 5 e 9 anos apresentam excesso de peso no país. Entre adultos, a taxa chega a 20% dos brasileiros. A cada ano, são diagnosticados quase um milhão de novos casos de obesidade entre os brasileiros . 
  
Diante deste cenário, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável lança uma campanha de conscientização com a intenção de alertar a população sobre as reais características nutricionais de produtos ultraprocessados. Em uma metáfora, a campanha mostra os ingredientes em excesso de alguns alimentos que consumimos no dia a dia. Da caixa de suco que se diz “natural” cai açúcar refinado. Da caixa do bolo que se vende como “caseiro”, sai um tablete de gordura.
Em uma escala maior, a campanha busca conscientizar a população reforçando que o ambiente que fomenta o consumo excessivo de produtos não-saudáveis via publicidade massiva e rótulos atrativos é um dos principais responsáveis pelo aumento da população com excesso de peso.
 
É importante destacar que, atualmente, encontra-se em discussão na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a revisão das normas de rotulagem nutricional. A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável defende a adoção de uma rotulagem nutricional frontal de advertência inspirada no modelo do Chile, entre outras recomendações, conforme proposta apresentada à Agência pelo Idec e UFPR. Uma consulta pública deve ser aberta pela Anvisa até o final do ano para ampliar a discussão sobre esse tema e definir novas regras brasileiras de rotulagem nutricional.
 
Para mais informações acesse: http://www.alimentacaosaudavel.org.br/ 
 
Sobre a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável
 
A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável é uma coalizão composta por organizações da sociedade civil de interesse público, profissionais, associações e movimentos sociais com objetivo de desenvolver e fortalecer ações coletivas que contribuam com a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada por meio do avanço em políticas públicas para a garantia da segurança alimentar e nutricional e da soberania alimentar no Brasil. A Aliança acredita que a alimentação que temos hoje é resultado da interação de elementos individuais e socioculturais. Portanto, a proteção e promoção da alimentação adequada e saudável depende da atuação nestas duas grandes dimensões, sempre articulada a ações de caráter estrutural.

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