Conheça a vencedora do Prêmio Lieselotte Ornellas

Postado em 24/11/2017 |

24/11/2017

Ela é de Maceió, capital de Alagoas, nutricionista referência para a categoria em todo o país, autora de importantes trabalhos científicos na área e esteve à frente de muitos movimentos de luta pelo reconhecimento da profissão. A vencedora do Prêmio Lieselotte Ornellas - Nutricionista Destaque no Brasil - Edição 2017 | 2018 é a Profª Elenice Costa, graduada em Nutrição pela UFPE (1959), Mestre em Nutrição em Saúde Pública pelo Instituto de Nutrição da UFPE (1975) e especialista em Alimentos pelo Cours International sur La Science de La Nutrition et de L’Alimentacion da Université de L’Etat à Gent, da Bélgica (1977). 
 
Elenice Costa exerceu importantes cargos na área acadêmica. Foi coordenadora do curso de Nutrição da UFPE em dois períodos distintos (de 1978 a 1983 e de 1990 a 1992) e implantou o Programa de Residência em Nutrição no Hospital das Clínicas da UFPE, o primeiro programa da região Norte/Nordeste, do qual foi coordenadora de 1995 a 1998.
 
Foi a primeira presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região, com sede em Recife, integrando toda a Região Nordeste. Exerceu a presidência nos períodos de 1980 a 1983, de 1999 a 2002 e de 2002 a 2005. 
 
Exerceu, ainda, a presidência do Conselho Federal de Nutricionistas de 1989 a 1990 em um momento difícil. Tornara-se necessário naquele período modificar a lei da regulamentação que estava defasada e não contemplava as novas atividades e os campos de atuação em que os nutricionistas estavam inseridos. Elenice Costa assumiu o desafio. Ela mesma recorda do intenso trabalho para entregar uma proposta adequada em 1990, sancionada e publicada um ano depois.
 
"Lutávamos com dificuldades de toda ordem. Desde financeira, administrativa e, principalmente, política. Não tínhamos essa amplitude política que hoje é uma realidade no CFN, que está inserido em todas as áreas sociais e políticas relacionadas com a Alimentação e Nutrição, além de ter ampliado as possibilidades de alcance de novas áreas do conhecimento. A área política, embora tenhamos desenvolvido várias ações para avançar, era bastante incipiente no começo, mas ao longo dos anos
conquistou importantes vitórias”. 
 
ENTREGA DA HONRARIA
 
O Prêmio Lieselotte Ornellas - Nutricionista Destaque no Brasil é uma honraria criada pela Asbran para reconhecimento do mérito do trabalho do nutricionista que contribui com o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da ciência da Nutrição e com a promoção e reconhecimento social da categoria. O prêmio é destinado aos nutricionistas com registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas.
 
A primeira edição do prêmio ocorreu em 2014 e ele foi entregue à própria Lieselotte, pioneira da Nutrição no país. Com 96 anos, Ornellas, falecida este ano, foi representada na solenidade pela professora Rosa Sá, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mas, antecipadamente, havia recebido diretoras da Asbran para a entrega do troféu (confira vídeo em nossa biblioteca).
 
A última edição premiou a nutricionista Albaneide Peixinho, profissional que se destacou nos últimos anos na ampliação e fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar e consolidação de várias entidades da Nutrição.

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica