XXV Conbran tem início hoje na capital federal

Postado em 18/04/2018 |

Chegou a hora. É na capital federal que começa hoje (18) o maior evento de Nutrição do Brasil. Celebrando seu jubileu de prata, o Congresso Brasileiro de Nutrição chega à sua 25º edição renovado, com expectativa de público que supere 3 mil participantes.
 
Especialistas, profissionais e estudantes da área se reunirão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães até o dia 21 para refletir sobre o tema “Comida: relações de afeto, tradições e direitos”. É uma realização da Associação Brasileira de Nutrição em parceria com sua filiada a Associação de Nutrição do Distrito Federal - ANDF.
 
Hoje, atividades pré-congresso já começam pela manhã, entre elas o ENAEN - Encontro Nacional das Entidades de Nutrição, que contará com palestra sobre “Conjuntura Nacional e o Reflexo sobre os Direitos Individuais e Coletivos”. Entre os convidados, estão representantes da Associação Brasileira de Educação em Nutrição (Abenut), Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (Enen), Federação Brasileira de Nutrição (Febran) e Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN). 
 
Também será lançado no Conbran o Novo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista e será feita a premiação das vencedoras do 1º Concurso Nacional de Vídeos do Sistema CFN/CRN.
 
A solenidade de abertura terá início as 18 horas.
 
À FRENTE DO SEU TEMPO
 
A cada edição as novidades surpreendem e dessa vez não será diferente, detalha a presidente da ANDF, Simone Cunha Rocha Santos. O Conbran 2018, explica Simone, terá simpósios de Empreendedorismo, Fitoterapia e Nutrição em Estética, além de várias temáticas do momento distribuídas nos eixos Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Nutrição em Esportes, Alimentação Coletiva, Tecnologia de Alimentos e Formação Profissional. "Os minicursos noturnos que inovaram a última edição, em Porto Alegre, retornaram ampliados."
 
Na área de Nutrição Clínica, um dos destaques é a obesidade osteo-sarcopênica, que afeta principalmente os idosos, mas que começa a se instalar em torno dos 40 anos. A obesidade também está presente em outras linhas de debates, entre elas a neurobiologia, que descreve os mecanismos pelos quais o organismo humano regula os processos de alimentação e reserva energética e o desequilíbrio desses processos com suas consequências. 
 
A presidente da Comissão Científica, professora e nutricionista Raquel Braz Assunção Botelho, da Universidade de Brasília, afirma que a programação vai enriquecer, provocar debates e capacitar profissionais que buscam aprimorar a prática. "Estamos vivenciando um momento em que as memórias e as culturas alimentares são desafiadas em função de uma sociedade exposta ao apelo de consumo dos produtos industrializados. Precisamos não só refletir sobre estas questões como também estabelecer uma postura em sintonia com a Ciência e a ética e, principalmente, dar o correto encaminhamento quanto aos múltiplos desafios da má alimentação, a exemplo das carências nutricionais e do excesso de peso, que figuram como protagonistas da realidade brasileira".
 
EVENTOS PARALELOS
 
À semelhança das últimas edições, o Conbran 2018 conta também com o Nutri Saber, Nutri Cine, Nutri Interação e a Tenda Josué de Castro. “São atividades paralelas já consagradas pelo público e que, a cada nova edição, inovam no conteúdo gerando forte impacto. Este é o resultado do trabalho que esperamos: um congresso tão dinâmico quanto a Nutrição tem sido na área da Saúde”, analisa Ruth Guilherme, coordenadora da Comissão Executiva.
 
Além destas atividades, o Conbran também abre espaço mais uma vez para a feira de exposições, estabelecida sob os olhares da política de critérios da Associação Brasileira de Nutrição e que ganhará novos protocolos, explica a presidente da Asbran, Dra. Daniela Fagioli Masson. “Em 2016 vencemos desafios enormes para vincular ao Conbran patrocinadores alinhados aos conceitos de saudabilidade e sustentabilidade. Provamos que é possível uma experiência bem sucedida de se realizar um grande evento sem interferência de interesses mercadológicos no seu programa científico”.

fonte:

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica