No 1º dia, Conbran tem Guia Alimentar no foco

Postado em 19/04/2018 |

19/04/2018

Após uma abertura solene repleta de emoções, o XXV Congresso Brasileiro de Nutrição iniciou nesta quinta-feira (19) sua agenda técnico-científica. No primeiro dia de trabalhos, em Brasília, salas lotadas para debates sobre Unidades de Alimentação e Nutrição, o trabalho do nutricionista, a genômica nutricional, os dilemas em terapias nutricionais e, especialmente, a implementação e o processamento de alimentos à luz do Guia Alimentar Brasileiro.

Este último tema foi foco de dois debates em áreas diferentes, Saúde Coletiva e Tecnologia de Alimentos. O Guia Alimentar Brasileiro tem recebido aprovação em larga escala, mas algumas questões sobre mudanças na publicação nos dois últimos formatos trouxeram discussões. Afinal, a primeira versão do guia trazia indicação de quantidade de consumo e quilocalorias, sem respeitar as diferenças individuais, avaliam nutricionistas. 
 
A última versão não aponta mais quantidade máxima de ingestão de alimentos, o que levantou dúvidas entre alguns profissionais. De acordo com Michele Lessa de Oliveira, Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, o governo aguarda a conclusão de estudos que apontem evidências científicas sobre limites mais adequados para que se possa incluir em uma nova edição.
 
ATIVIDADES PARALELAS
 
O período da manhã esquentou não só em Brasília, mas também na programação do congresso que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Além das palestras técnico-científicas, eventos paralelos iniciaram, como a Tenda Josué de Castro, que teve sua primeira roda de bate-papo sobre o tema "Alimento Mercadoria ou Direito Humano" - Como esta discussão compõe o processo de formação do nutricionista e a atuação do controle social. Amanhã (20) já está na pauta da Tenda uma homenagem às lutadoras e lutadores de SAN no Brasil.
 
A EXPONUTRI também abriu as portas com estandes trazendo informações sobre programas desenvolvidos nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional, debates ao vivo, produtos para atuação profissional e uma área para valorização de alimentos orgânicos de produtores locais.
 
Da mesma forma, o NUTRICINE inicia hoje sua agenda, exibindo o filme "Histórias da Fome no Brasil" (MPC Filmes, 2017), das 18 às 18h30. Após a exibição será realizado debate com a presidente do CONSEA Nacional, Elisabetta Recine. Amanhã (20) será a vez do filme "Um olhar sobre a História da amamentação no Brasil", com debate mediado pela IBFAN Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar). O NUTRICINE acontece na Sala Jucelino Kubitschek.
 

fonte: Asbran

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica