Conbran 2018 termina e celebra resultados

Postado em 23/04/2018 |

23/04/2018

"Este Conbran foi perfeito! Completo! Acolhedor". Foi o que disse ao se despedir do XXV Conbran, em Brasília, a Dra.Tânia Rodrigues, uma das maiores referências em Nutrição em Esportes do país e palestrante do evento. Assim como muitos profissionais, Tânia apontou o altíssimo nível da programação científica e a integração de conteúdo distribuído em diversas áreas. 
 
O congresso terminou no último dia 21 de abril em solenidade prestigiada, repleta de emoções e homenagens, celebrando números muito positivos - aproximadamente 4.000 participantes, 12% a mais que a edição anterior. 
 
Na solenidade, não faltaram mensagens de reflexão e alerta sobre os caminhos que os profissionais devem trilhar na busca pela soberania alimentar e pelo Direito Humano à Alimentação Adequada. "Este Conbran me emocionou muitas vezes", completou a presidente da Aliança Ibero-americana de Nutricionistas, Marcia Fidelix.
 
Foi uma edição marcada pelo conhecimento. Os debates trouxeram muita informação técnica e troca de experiências positivas. Até mesmo a EXPONUTRI, tradicional feira do Conbran, virou pólo de debates com estandes compartilhando informações e promovendo rodas de conversas sobre várias temáticas. "Reforçamos inclusive este ponto na Carta de Brasília", ressaltou a vice-presidente da Asbran, Ana Maria Bartels Rezende.
 
Ana ainda destacou o lançamento no Conbran do novo Código de Ética e Conduta dos nutricionistas, que chamou a atenção de muitos congressistas. "Tivemos de redimensionar a sala para este evento em virtude da grande procura de profissionais e alunos. Foi preciso ampliar os espaços que ficaram lotados", disse Ana. Feliz com o envolvimento dos congressistas no lançamento, o presidente do CFN, Élido Bonomo, avaliou ser um momento especial que demonstra o comprometimento profissional com a ética e também valoriza a construção democrática do novo código.
 
Durante o encerramento, a professora e Dra. Raquel Botelho, presidente da Comissão Científica do Conbran 2918, leu a CARTA DE BRASÍLIA, documento oficial do congresso. O presidente da Associação Catarinense de Nutrição (ACAN - filiada à Asbran), professor Mick Lennon, também leu a CARTA DA TENDA JOSUÉ DE CASTRO. Mantida pela ACAN, a Tenda, a partir do resgate das lutas de Josué de Castro, promove discussões sobre temas atuais relacionados à garantia do direito humano à alimentação adequada, por meio de rodas de conversa orientadas pela metodologia da educação popular. Ocupa espaços diversos, em eventos populares, políticos, técnicos e científicos. (Faça download dos arquivos abaixo)
 
A vice-presidente da Asbran, Ana Maria,  também agradeceu toda a equipe da Associação de Nutrição do Distrito Federal, importante e fundamental parceira na organização do Conbran 2018, e prestou homenagem à sua presidente, Simone da Cunha Rocha Santos, como também à presidente da Comissão Científica, Prof. Dra. Raquel Botelho. E fez uma reverência aos acadêmicos de Nutrição voluntários que ajudaram na operacionalização. Também ocorreu na solenidade a entrega de Títulos de Especialistas em Nutrição e em Fitoterapia, além dos prêmios para os 3 melhores trabalhos científicos apresentados no congresso.
 
Ao som de boa música popular brasileira interpretada pela cantora Clara Nogueira, o Conbran 2018 chegou ao fim anunciando, em mensagem da presidente da Associação de Nutrição do Estado do Pará - Anepa, Maria do Socorro Paredes, o início da caminhada rumo ao Conbran 2020, que acontecerá em Belém. "A região Norte do Brasil estará presente mostrando seu potencial cultural, sua gastronomia e o quanto pode contribuir para o debate da Nutrição no país".

E, encerrando oficialmente o congresso, o carimbó - ritmo musical amazônico, típica da região norte do estado do Pará, tomou conta do auditório, transformando a solenidade em uma grande festa.
 
DOCUMENTOS
 
Proferida pela professora Dra. Maria do Carmo Soares de Freitas - UFBA
 
 

fonte:

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica