No dia Mundial do Meio Ambiente, pense no alimento

Postado em 05/06/2018 |

05/06/2018

Quando falamos sobre meio ambiente, logo pensamos em combate à poluição, reciclagem, busca por fontes alternativas de energia, preservação de mananciais e matas e por aí vai uma lista tradicional de atividades.
 
Mas hoje, dia 5 de junho, precisamos pensar além. No Dia Mundial do Meio Ambiente devemos refletir também sobre a produção de alimentos, a nutrição e o impacto ao ecossistema.
 
Há décadas, a agricultura transformada em indústria vem utilizando cada vez mais fertilizantes e pesticidas químicos, adotando manipulação genética e até uso de antibióticos em animais. 
 
Vivemos tempos em que a monocultura no Brasil continua em alta, provocando sérios danos para o solo e para o meio ambiente. As queimadas interrompem o processo natural de reciclagem dos nutrientes, tornando o solo pobre e diminuindo a produtividade. O comprometimento da biodiversidade leva ao aumento da população de insetos e diminui a quantidade de animais silvestres. Como consequência, também leva ao aumento do uso de agrotóxicos.
 
Se o dia de hoje foi criado para chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade de se preservar os recursos naturais, vale a pena ampliar o olhar e valorizar mais a agricultura familiar e fomentar o consumo de alimentos orgânicos. Vale a pena somar esforços na luta contra os transgênicos e os agrotóxicos. O Meio Ambiente agradece.

fonte: Asbran

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica