CFN discute graduação por modalidade em EaD

Postado em 15/06/2018 |

O presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Raul von der Heyde, e a conselheira-secretária Rita de Cássia Ferreira Frumento participaram, nessa quarta-feira, 5, de reunião com o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) para discutir os cursos de graduação na modalidade a distância (EaD) na área da Saúde, especialmente na Nutrição. Também participaram da reunião representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que contribuíram para apresentar o porquê do posicionamento contrário das entidades ao EaD para todos os cursos da área. Mandetta se mostrou solícito ao movimento em defesa da graduação presencial.

O CFN é contra a aplicabilidade da educação a distância como método estruturante do projeto didático-pedagógico dos cursos de Nutrição, principalmente porque a área da saúde, pelas suas peculiaridades e características de integração com o ser humano, não se identifica com a modalidade de ensino EaD integral para cursos de graduação.

O CFN compartilha com a posição adotada pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS), que aponta questões fundamentais contra essa modalidade como a falta de estrutura laboratorial para as atividades práticas; a fragilidade da formação; a falta de humanização do ensino; a necessidade de o futuro profissional ter um treinamento de habilidades para poder adquirir competências, dentre outras. As entidades reafirmam que cuidado em saúde exige prática, e que prática não se adquire a distância.

fonte: CFN

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica