Asbran critica postura dos EUA sobre aleitamento

Postado em 12/07/2018 |

12/07/2018

A Associação Brasileira de Nutrição - Asbran vem a público lamentar o recente posicionamento dos Estados Unidos ante a resolução de incentivo à amamentação apresentada durante reunião da Assembleia Mundial da Saúde ocorrido em maio.

O propósito da delegação americana de enfraquecer publicamente o aleitamento materno, ignorando estudos que comprovam ser este o melhor a se oferecer ao bebê, levantou questionamentos da comunidade científica.

A prática do aleitamento materno é essencial para a proteção e a promoção da saúde da criança e é fundamental nos primeiros seis meses de vida de forma exclusiva. A amamentação contribui nutricional e imunologicamente para o desenvolvimento do lactente, prevenindo e controlando morbidades futuras.

Estudo publicado em 2016 pela revista científica The Lancet mostra que o aumento expressivo dos índices de amamentação evitaria 800 mil mortes de crianças por ano no mundo e geraria uma economia de US$ 300 bilhões.

É importante destacar que o Brasil é considerado pela própria ONU referência mundial em aleitamento materno. A evolução das taxas de amamentação no país e as políticas integradas de incentivo ao aleitamento materno asseguram seu protagonismo em relação a nações de alta renda.

A Asbran entende que o governo brasileiro precisa se manifestar e resistir à forte pressão dos Estados Unidos, que busca aliados para reduzir a importância do leite materno e retirar da resolução os limites impostos ao marketing enganoso dos métodos substitutos à amamentação.

Nenhum interesse pode ser maior do que o interesse pela vida.

fonte: Asbran

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica