Nota da Asbran em defesa da democracia e da SSAN

Postado em 24/10/2018 |

24/10/2018

Nos últimos anos, grande parcela da população brasileira saiu da zona da pobreza em razão, dentre inúmeros fatores, da adoção de programas de proteção social e garantia de direitos, um deles o Direito à Alimentação, incluído na Constituição do Brasil em 2010. 
 
Estas conquistas foram celebradas pela Associação Brasileira de Nutrição - Asbran que, desde sua criação, há quase 70 anos, tem lutado contra a fome e a favor de políticas públicas que promovam a Segurança Alimentar e Nutricional no país. 
 
Ao longo de sua história, a Asbran resistiu e trabalhou pela aprovação de leis que resultaram no reconhecimento legal da profissão, na expansão dos cursos de formação e na criação dos conselhos da categoria. Sua luta permanente somou forças em defesa do SUS, da Soberania Alimentar e Nutricional (SAN), do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), elogiado em todo o mundo. 
 
Não foi por acaso que em 2014 o Brasil deixou o Mapa da Fome, divulgado pela FAO. Estas conquistas não podem ser perdidas.
 
Por isso, neste momento em que o país atravessa um acirramento de forças políticas, a Asbran, mais uma vez, assume seu papel de luta em defesa de projetos a favor da SAN, do DHAA, do fortalecimento dos movimentos sociais e de combate aos discursos que colocam em risco direitos e sinalizam o aprofundamento das desigualdades sociais. 
 
A fome no Brasil e a crise na saúde pública não encontrarão soluções em argumentos frágeis, que se baseiam em diagnósticos simplistas diante de problemas complexos e estruturais.
 
Neste sentido, a Asbran convoca todos os nutricionistas a refletirem sobre qual projeto defende de fato a Soberania e  Segurança Alimentar e Nutricional, protege a democracia e contribui para estimular o ativismo pela saúde e bem-estar da sociedade brasileira. Desde 1949, a Asbran caminha com estas bandeiras. E assim continuará, com equilíbrio, serenidade e firmeza.

fonte: Asbran

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica