Práticas de EAN em comunidades quilombolas

Postado em 16/11/2018 |

16/11/2018

Uma equipe multidisciplinar, composta em sua maioria por nutricionistas, lançou publicação que apresenta de maneira muito prática intervenções em educação alimentar e nutricional realizada em duas comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul.
 
O objetivo é replicar a metodologia utilizada, parte do projeto “Educação Alimentar e Nutricional em comunidades quilombolas com insegurança alimentar: resgate da cultura alimentar, promoção da alimentação saudável e da exigibilidade do Direito Humano à Alimentação”. 
 
O projeto, que teve apoio financeiro do CNPq e da FAPERGS, buscou desenvolver estratégias de educação nutricional a partir da valorização de hábitos e tradições culturais, de forma a ampliar o acesso e o consumo de alimentos saudáveis por comunidades quilombolas. 
 
Vale destacar que um dos elementos centrais da metodologia utilizada foi o resgate e a valorização da cultura alimentar das comunidades quilombolas. 
 
Assim, grande parte dos alimentos e receitas utilizadas nas oficinas foi selecionada a partir dos relatos dos próprios moradores a respeito dos hábitos alimentares mantidos pelos seus antepassados. 
 

fonte: Asbran

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica