Povos indígenas se reúnem em conferência nacional

Postado em 14/01/2019 |

Preservar direitos e discutir atenção diferenciada, vida e saúde nas comunidades. Esse é o tema da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI), que reunirá 2 mil pessoas de diferentes povos entre os dias 27 e 31 de maio de 2019, em Brasília.
Entre os objetivos do evento está a atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Pnaspi). É preciso redefinir as diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas. Desde o ano passado os indígenas vêm realizando conferências preparatórias locais e distritais. Quase 300 já ocorreram.
 
A saúde dos indígenas é determinada pelas suas condições de vida, sendo resultante direta ou indiretamente da regularização de suas terras e situação social. Assim, é fundamental que a atenção à saúde considere as demandas e particularidades dos vários contextos em que vivem os povos indígenas no Brasil: aldeados, contexto urbano, isolados, de recente contato ou em situações de vulnerabilidade.
 
A atual população indígena brasileira é de 817.963 pessoas, representando 305 etnias diferentes. Os dados são do último censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010. O estudo aponta que há populações indígenas em todos os estados da federação, incluindo o Distrito Federal, e registra 274 línguas indígenas diferentes.
 
A conferência nacional terá sete eixos para abordagem da saúde indígena, sendo: I. Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde; II. Modelo de atenção e organização dos serviços de saúde; III. Recursos humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural; IV. Infraestrutura e Saneamento; V. Financiamento; VI. Determinantes Sociais de Saúde; e VII. Controle Social e Gestão Participativa.
 
INFORMAÇÕES
 
As inscrições devem ser feitas por formulários online enviados para o email sextacnsi@saude.gov.br. Prazos para inscrição:  Apresentações culturais - até 28/02 | Feira de artesanatos - até 30/01   
 
Documentos disponíveis no link: https://6cnsi.com/documentos/  
Mais informações disponíveis no link: https://bit.ly/2VHYQeq  

fonte: CNS

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica