ANVISA faz nova consulta pública

Postado em 24/11/2008 |

Até o dia 12 de janeiro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai receber sugestões para as novas regras que incluem alimentos destinados a atletas. A  proposta da Agência apresenta um novo conceito para esta categoria de alimentos, além de regulamentar o uso do suplemento de creatina e do suplemento de cafeína.
A Anvisa propõe que a categoria de alimentos atualmente denominada "alimentos para praticantes de atividade física" passe a ser chamada de "alimentos para atletas". "A evolução do conhecimento científico sobre nutrição indica que esses alimentos devem ser consumidos apenas por pessoas que pratiquem exercício físico de alta intensidade, com o objetivo de rendimento esportivo ou de competição", explica a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.
Outra novidade proposta pela Agência é a proibição da comercialização dos aminoácidos de cadeia ramificada, permitidos pela atual Portaria 222/98, por não haver comprovação de resultado dos efeitos prometidos, o fornecimento de energia. A Consulta Pública prevê, também, que o "suplemento protéico para atletas" e o "suplemento alimentar para atletas em situações especiais" substituam as atuais subcategorias de alimentos protéicos e alimentos compensadores, respectivamente.

Mais informações sobre a consulta e as formas de participação podem ser obtidas no site da Anvisa ( www.anvisa.gov.br )

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica