III Fórum Social Mundial da Saúde e CNS defende SUS

Postado em 26/01/2009 |

O III Fórum Social Mundial da Saúde já começou em Belém do Pará e o Conselho Nacional de Saúde se faz presente no evento com a Tenda do Controle Social. A proposta é socializar informações e realizar pequenas oficinas das entidades que compõe o Conselho. A Associação Brasileira de Nutrição, que integra a CIAN - Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição - parte do Conselho Nacional de Saúde, apóia a iniciativa.
A tenda tem a parceria do Conselho Estadual de Saúde do Pará nos trabalhos diários o­nde serão disponibilizadas informações dos demais conselhos de Saúde do Brasil e ficará em funcionamento até 31 de janeiro de 2009. O Conselho também está compondo mesas do Fórum Social Mundial da Saúde - FSMS, organizado por entidades e movimentos sociais nacionais e internacionais.
O III Fórum Social Mundial da Saúde acontece em Belém/PA, no Ginásio da UEPA - Universidade do Estado do Pará, Campus II Centro de Ciências Biológicas da Saúde, Travessa Perebebuí, nº 2.623. 
O encontro sempre antecede o Fórum Social Mundial e tem como objetivo principal promover o diálogo e debate com a sociedade civil sobre a saúde e seguridade social. Os principais eixos temáticos do III Fórum Social Mundial da Saúde serão: O direito humano à saúde e seguridade social; Modelo de desenvolvimento neoliberal e o seu impacto na seguridade social; Flexibilização e terceirização laborais e a destruição da seguridade social; Saúde e meio ambiente entre outros. As discussões sobre a crise financeira internacional devem perpassar os debates do encontro.
Aproveitando o evento, dia 26 de janeiro o Conselho Nacional de Saúde, com o apoio de parlamentares, movimentos sociais e autoridades internacionais da área da Saúde, lançará a campanha pelo reconhecimento do SUS como patrimônio da humanidade.  Durante o ato político, que contará também com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Será feita a convocatória para a realização da  I Conferência  Mundial para o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Saúde e Seguridade Social.

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica