Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2009

Postado em 29/04/2009 |

Encontram-se abertas até o dia 22 de maio as inscrições para o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, organizado pela o­nG Ação Fome Zero. Em sua 6ª edição, o Prêmio seleciona as melhores práticas de gestão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os formulários de inscrição já foram enviados pelo correio a todas as prefeituras do Brasil.
Também é possível optar por inscrever o município pela Internet (ao invés do formulário em
papel). Basta acessar o site www.premiomerenda.org.br ou www.acaofomezero.org.br.
A seleção e premiação dos municípios serão feitas a partir da análise de diferentes aspectos
da gestão do programa, como: esforços administrativos e financeiros empreendidos, qualidade nutricional da merenda oferecida, participação ativa dos conselhos de alimentação escolar (CAE) e iniciativas da administração pública para a promoção do desenvolvimento local.
No total são 26 categorias de premiação. Quatro categorias são regionais: Desempenho
Administrativo-Financeiro, Eficiência Nutricional, Desenvolvimento Local e Participação
Social. As outras categorias destacam as cidades por tamanho e pelos projetos especiais que desenvolvem. São elas: Capitais e Grandes Cidades, Pequenas Cidades, Valorização
Profissional das Merendeiras, Município do Semi-Árido e Merenda Indígena e/ou
Quilombola. A novidade este ano é a categoria Destaque em Educação Alimentar, para
municípios que apresentem ações diferenciadas nessa área.
Como nas edições anteriores, a premiação será concedida em cerimônia de projeção nacional, com ampla divulgação e participação dos prefeitos inscritos. As prefeituras contempladas com o Prêmio Merenda recebem cobertura de mídia nacional, estadual e regional, o que agrega valor à administração pública. Essas prefeituras também passam a ser referências regionais em relação à gestão do PNAE. Suas práticas se transformam em modelos e são disseminadas pela Ação Fome Zero como exemplos de boa administração com merenda escolar por meio do site da instituição, de publicações e em cursos, entre outros.
A Ação Fome Zero é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e representa uma aliança de empresas e empresários comprometidos com o desenvolvimento social sustentável do país. Sua missão é amparar e estimular ações e políticas integradas que viabilizem a segurança alimentar e nutricional da população brasileira. A prioridade da Ação Fome Zero é o Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, desenvolvido desde o segundo semestre de 2003.

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica