Alimentos funcionais podem reduzir o risco de doenças?

Postado em 19/06/2009 |

Na segunda-feira, 22 de junho, especialistas estarão reunidos no workshop internacional "O Impacto dos Alimentos Funcionais no Cenário Epidemiológico Brasileiro" para discutir questões relacionadas à redução de risco de doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, Obesidade, Hipertensão e Câncer. O evento acontecerá no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo. A proposta é mostrar a importância da adoção regular dos alimentos funcionais numa dieta equilibrada, aliada a um estilo de vida saudável, menos sedentário, e como esta conduta pode contribuir para a diminuição do risco de doenças crônicas não-transmissíveis e promover a qualidade de vida da população. Hoje o ritmo crescente de sobrepeso, obesidade e de mortes em idade cada vez mais precoce é preocupante e chama a atenção dos órgãos públicos de saúde. Dados sobre este cenário devem ser apresentados pela Dra Ana Carolina Feldenheimer, da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na palestra "Transição Epidemiológica Nutricional Brasileira".

O encontro, promovido pelo ILSI Brasil, tem a coordenação científica do Prof. Franco Lajolo (USP) e contará com a presença do Dr. John Milner, do National Cancer Institute (EUA), que mostrará como os alimentos funcionais podem reduzir o risco de câncer e, do Canadá, o Dr. Jerzy Zawistowski, da University of Britsh Columbia, traz uma detalhada explanação sobre as evidências necessárias para "claims" relacionados aos alimentos funcionais.

Entre os brasileiros, destaque para Dr. Protásio Lemos da Luz, do Instituto do Coração e Faculdade de Medicina da USP, que ressaltará a importância do estilo de vida na prevenção de doenças cardiovasculares, Dra Claudia Juzwiak, da UNIFESP, que abordará o papel dos alimentos funcionais na a saúde óssea e Dra Sandra Vivolo, da Faculdade de Saúde Pública da USP, que comentará sobre o índice glicêmico no risco cardiometabólico.
O evento também marca o lançamento da publicação "Alimentos Funcionais Ciência, Saúde e Alegações", uma tradução da obra editada pelo ILSI Europe. Com uma linguagem acessível, Ilustrações, tabelas e texto em tópicos, o livro busca esclarecer dúvidas sobre o papel dos alimentos funcionais em uma dieta saudável.

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica