Coma os alimentos corretos e seja mais feliz

Postado em 12/09/2012 |

Acredite: é possível fazer da alimentação uma boa aliada para encontrar a felicidade. Isso porque os bons hábitos alimentares podem agir diretamente no bem-estar.

O perfeito funcionamento do sistema nervoso depende da liberação de quantidade suficiente de neurotransmissores, como serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina, substâncias que transmitem impulsos nervosos para o cérebro e causam a sensação de prazer e bem-estar.

E a produção dessas substâncias está relacionada a uma quantidade adequada de aminoácidos provenientes da nossa dieta. “O consumo de alimentos ricos em triptofano, tirosina e fenilanina pode garantir a síntese dos neurotransmissores responsáveis pela felicidade”, afirma Mariana Doce Passadore, docente do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Conheça alguns alimentos que ajudam a ficar mais feliz

Chocolate: alimento clássico quando o assunto é felicidade. É riquíssimo em triptofano. Contém magnésio, que é um aliado do bom humor. "O chocolate aumenta a produção de serotonina de forma significante", diz Passadore. Prefira sempre os mais escuros e amargos, pois contêm mais cacau.

E uma dieta equilibrada favorece o nosso sistema imunológico, fornecendo antioxidantes e reduzindo os radicais livres e com isso, certamente, nos sentimos mais dispostos.

Combinar os alimentos para se chegar a uma química ideal dos nutrientes também é eficaz para aumentar a sensação de bem estar. Os alimentos com triptofano podem ser combinados com alguns que apresentam vitaminas do complexo B e magnésio, que atuam como cofatores para converter o triptofano em serotonina.

 “O maior estímulo da serotonina reduz as chances de ansiedade e depressão”, observa Christina Helal, nutricionista clínica, que faz parte da Associação de Nutrição do Estado do Espírito Santo (ANEES), filiada a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).
 
Dicas importantes na hora de se alimentar

O importante é ter alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, carnes magras e bastante água.
Tente montar pratos bem coloridos. Além de serem visualmente mais agradáveis, estes pratos garantem a ingestão de muitas vitaminas diferentes.
Faça suas refeições em ambientes tranquilos, de preferência com uma música relaxante. Não assista aos noticiários da TV ou fique falando ao celular enquanto se alimenta.
Não fique longos períodos em jejum, procure inserir pequenos lanches intermediários entre as refeições principais.
Procure mastigar bem os alimentos para evitar problemas de má digestão, isso tira o humor de qualquer um.
Consuma alimentos leves no jantar, ou antes, de dormir, isso evita alterações no sono.
Modere ou, se possível, evite o consumo excessivo de café, chás escuros e álcool, bebidas que podem deixar a pessoa irritadiça, agitada e improdutiva.
Fonte: Mariana Doce Passadore, docente do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Não pule o café da manhã

Uma atitude que incita o bom humor é tomar um ótimo café da manhã. “Estimula áreas cerebrais relacionadas às emoções, atenção e bem-estar”, diz Mariana. Usar duas vezes por semana o ovo pela manhã também é uma boa dica. “A gema, apesar de calórica, tem a colina, aminoácido importante para melhorar memória e raciocínio”, conta Alessandra Rodrigues.

A deficiência de alguns aminoácidos em nossa alimentação pode ser prejudicial para a produção de neurotransmissores. “Pode causar alterações fisiológicas como maior sensibilidade a dor, depressão e até insônia”, afirma Passadore.

A alimentação é importante para ajudar nas nossas sensações e conforto. Se aliada a outras ações, terá um resultado eficaz. A atividade física é fundamental. “É a melhor forma de aumentar a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar”, diz Alessandra.

Se a pessoa estiver triste ou depressiva, é importante procurar descobrir o que está a deixando assim. “Além do corpo, é preciso cuidar da mente. Com a união do equilíbrio de corpo e mente, os resultados serão positivos e não há tristeza que tome conta”, diz Helal, acrescentando: “Aquele que se cuida, que se ama, é mais saudável e bem humorado, sem dúvida”.

Cardápio especial para espantar a tristeza

Opção 1: Torrada integral + ovo mexido + chá verde com limão.

Opção 2: Leite desnatado com cacau em pó + banana com aveia e mel + pão de forma integral com queijo branco.

opção 3: Pão integral + leite ou derivados + banana.

fonte: Do UOL em São Paulo

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica