Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Manter o peso ideal ajuda no controle da pressão arterial e da glicose
Postado em 06/06/2013 | fonte - OPAS


As doenças cardiovasculares são a segunda maior causa de morte no Brasil ficando atrás apenas das causas externas. Além do acesso aos determinantes sociais em saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares se baseia no controle dos fatores de risco que, em parte, influenciam um ao outro. A hipertensão, cujo dia mundial foi celebrado no último mês de maio, é um dos fatores de risco mais importantes e está relacionada com o peso corporal. 

Experiências clínicas e estudos de meta-análises mostram que: a) o paciente com excesso de peso é frequentemente hipertenso (valores de tensão arterial acima de 140/90); b) a perda de peso reduz a pressão arterial.

Para estabelecer o peso ideal é necessário calcular o índice de massa corpórea (IMC). Este índice é determinado pela divisão da massa (em quilogramas) do indivíduo pelo quadrado de sua altura (em metros). O peso ideal é quando o IMC está menor de 24,90. De 25 a 29,90 se define excesso de peso. E a obesidade, quando o IMC é igual e maior que 30.

Dados coletados por inquérito telefônico nas capitais estaduais e no Distrito Federal pelo Ministério da Saúde mostram que, na população adulta brasileira, no período de 1975 a 2011, a percentagem de pessoas com excesso de peso subiu de 18,5% para 52,6% no sexo masculino, e de 28,7% para 44,7% no sexo feminino.

 A percentagem de homens obesos subiu de 2,8% para 15,6% e as mulheres obesas de 8,0% para 16,9%. No conjunto dos dados, a situação atual coloca em 64,3% a percentagem de brasileiros adultos acima do peso ideal.

O excesso de peso é acompanhado de retenção de água e sódio, hipertensão e diabete melito tipo 2 (insulina-independente), reduz a qualidade de vida, causa aumento no consumo de medicamentos, provocando a resistência ao tratamento farmacológico anti-hipertensivo.

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição esta disponível no portal da saúde do Ministério da Saúde ). Neste endereço, o Ministério oferece ao cidadão todos os esclarecimentos para que se entenda a importância de estar com o peso ideal e orientações de como manter esta condição. O cidadão pode também calcular o seu IMC e monitorar o andamento do seu estado nutricional.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br