Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Resolução do CFN regulamenta a prática de fitoterapia
Postado em 01/07/2013


O Diário Oficial da União publicou no último dia 25 de junho Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas que Regulamenta a prática da fitoterapia pelo nutricionista, atribuindo-lhe competência para prescrever plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos como complemento da prescrição dietética.

Como prevê artigo da nova Resolução, o Nutricionista poderá adotar a fitoterapia para complementar a sua prescrição dietética somente quando os produtos prescritos tiverem indicações de uso relacionadas com o seu campo de atuação e estejam embasadas em estudos científicos ou em uso tradicional reconhecido. 
Ressalta a Resolução que, ao adotar a Fitoterapia, o profissional deve basear-se em evidências científicas quanto a critérios de eficácia e segurança, considerar as contra indicações e oferecer orientações técnicas necessárias para minimizar os efeitos colaterais e adversos das interações com outras plantas, com drogas vegetais, com medicamentos e com os alimentos, assim como os riscos da potencial toxicidade dos produtos prescritos.

Um ponto importante que deve ser observado, esclarece a Drª Ana Paula Ferreira da Silva - secretária-geral da ASBRAN, é o fato da prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais poder ser realizada pelo nutricionista sem especialização, mas "a competência para prescrição de fitoterápicos e de preparações magistrais é atribuída exclusivamente ao nutricionista portador de título de especialista ou certificado de pós-graduação lato sensu nessa área".

Como determina o CFN, o reconhecimento da especialidade nessa área será objeto de regulamentação a ser baixada ainda, em conjunto com a Associação Brasileia de Nutrição (ASBRAN).
O Conselho Federal de Nutrição recomenda ainda aos cursos de Graduação em Nutrição que incluam em sua matriz curricular conteúdos com carga horária compatível com a capacitação para a prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais.

Para conferir o documento na íntegra acesse:
ftp://ftp.saude.sp.gov.br/ftpsessp/bibliote/informe_eletronico/2013/iels.jun.13/Iels121/U_RS-CFN-525_250613.pdf

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br