Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Reforço na hidratação ajuda a evitar doenças no inverno
Postado em 20/08/2013 | fonte - PR Newswire do Brasil


A temperatura mais amena no inverno não significa que se possa descuidar da hidratação do organismo. Embora a tendência seja a de sentir menos sede, o corpo continua necessitando de líquidos - e é preciso estar atento para não ter a saúde prejudicada. "A não ingestão de líquido pode acarretar em maior vulnerabilidade do sistema imunológico predispondo a infecções oportunistas, como gripe e resfriados", alerta Antonio Herbert Lancha Junior, professor-titular de Nutrição da USP.

Cerca de 60% do nosso peso corporal é composto por água, o principal componente do nosso organismo. Em lactentes e crianças, a percentagem de água no peso corporal é ainda mais elevada do que no restante da população, tornando necessário redobrar a atenção com a ingestão de líquidos. "Hidratação é muito mais do que simplesmente tomar um copo d'água. A reposição deve ser permanente", ensina Lancha.

No inverno, uma dica para se manter hidratado, sem confiar apenas na sede, é apostar no consumo variado de bebidas ao longo do dia. "A necessidade de líquido varia de acordo com nossa rotina de atividade física, gasto energético, entre outros fatores. Todas as bebidas ajudam a manter a hidratação, e no inverno temos várias opções, além da água", sugere. Um chá ou um café pode esquentar e hidratar, assim como sucos e refrigerantes.

Também é importante estar atento ao clima seco que contribui para o ressecamento do nosso corpo, influenciando principalmente as mucosas do organismo, que tem em sua composição 80% de água. O ambiente climatizado também resseca o nosso corpo, por isso aqueles que passam o dia em local com ar condicionado devem consumir bastante líquido.

"No estado de hipohidratação (pouco hidratado), a mucosa tem sua espessura diminuída e com isso ficamos mais vulneráveis a todos os tipos de infecção propagados pelo ar. Se alguma bactéria ou vírus conseguir atravessar a membrana, por causa da fragilidade da mucosa, são grandes as chances do indivíduo desenvolver uma doença", alerta. A pele, principalmente do rosto por ser bastante vascularizada, também é muito beneficiada pela hidratação.

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 1ml de água para cada caloria gasta (1ml/kcal), o que em média resulta em 2,5 litros ao dia. Ao dividir 2,5 litros por 12 horas são aproximadamente 200ml, ou seja, um copo de líquido por hora. "Quando seu gasto calórico aumenta por algum motivo, prática de atividade física, por exemplo, você tem que compensar fazendo a ingestão de fluido, caso contrário seu corpo vai acusar essa baixa quantidade de líquido", orienta.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br