Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Parabéns ASBRAN. Parabéns Nutricionista!
Postado em 30/08/2013


Ajudar, recuperar, melhorar. Verbos tão significativos traduzem hoje a importância do dia. Celebramos em todo o país duas datas de grande valor para a Nutrição no Brasil, ciência que sempre teve o foco na promoção do bem estar do ser humano a partir do alimento.

Neste 31 de agosto a Associação Brasileira de Nutrição completa 64 anos de fundação e, em razão da data, comemoramos o DIA DO NUTRICIONISTA. Já são 47 anos de regulamentação da profissão no país, enfrentando desafios e obtendo vitórias significativas.

Para a vice-presidente da ASBRAN, Virginia Nascimento, atualmente o nutricionista, cuja meta principal é NUTRIR o homem para uma vida saudável, se vê atento às constantes especulações sobre a alimentação que indica, em vista de tantas mudanças. A capacitação e o permanente aprendizado se fazem necessários ao dia a dia da prática profissional.

"Podemos nos orgulhar muito do crescimento da participação do nutricionista na SAÚDE PÚBLICA, exercendo importante papel junto ao indivíduo e aos grupos sociais nos quais está inserido. Nós da ASBRAN nos congratulamos com os colegas e eu, particularmente, tendo a experiência de 40 anos de atuação em Nutrição Clínica, reforço palavras de entusiasmo profissional a todos os dedicados à alimentação humana, estimando que tenham sempre foco nas práticas alimentares vividas pelo indivíduo desde a sua concepção, sabendo, em
suas tarefas a serviço da CIÊNCIA DA NUTRIÇÅO, respeitar e preservar a CULTURA E O SIMBOLISMO nela envolvidos".

É verdade que o nutricionista ampliou significativamente sua atuação e, atualmente, está presente em campos até pouco tempo impensáveis: hotelaria, área esportiva e marketing, redes de fast food e de inspeção de alimentos, consultoria e cozinhas experimentais.

Há muito ainda para crescer, avalia a presidente da ASBRAN, Marcia Fidelix, para quem o crescimento deve vir acompanhado de responsabilidade e reflexão sobre o papel do profissional frente aos novos tempos. Marcia fala dos avanços da categoria nas últimas décadas e lembra a história da ASBRAN e da Nutrição no Brasil.

"Difícil separar as duas. A ASBRAN, chamada anteriormente por Associação Brasileira de Nutrição (ABN), foi fundamental na conquista da regulamentação da profissão e criação dos conselhos. E o trabalho intenso continua, estando a ASBRAN hoje presente em diversos fóruns nacionais e internacionais, atuando pelo fortalecimento da Nutrição e do papel do seu profissional no país".

Reverência às lutas passadas é o que a profª Elenice Costa, conselheira da ASBRAN, destaca: graças ao trabalho incansável de muitos colegas hoje podemos exercer a profissão de maneira plena e aperfeiçoar o aprendizado.

"Foi em 31 de agosto de 1949 que um grupo de nutricionistas, liderado por Firmina Santana, se reuniu e resolveu criar a Associação Brasileira de Nutrição (ABN) e idealizar o símbolo da profissão, adotado até hoje. Enfrentaram muitas batalhas para a progressão e reconhecimento da profissão no Brasil, não só pelos poderes públicos, mas também pela sociedade. Jamais poderemos esquecer que foram essas colegas que nos sucederam, e as atuais que fazem o que amam, que tornaram possível a ascensão da Ciência e do profissional", diz Elenice.

CRESCIMENTO

Se a luta foi grande os resultados valeram a pena. Hoje, a categoria já soma 89.912 nutricionistas no Brasil (dados CFN, 1º semestre de 2013). E o desafio é crescer mais, "primando por uma formação e atuação cada vez melhor, dentro dos padrões éticos esperados e exigidos de um profissional da área da saúde", afirma a professora e nutricionista Elenice.

Juntamente com a nutricionista Maria José Lira, conselheira e diretora da ASBRAN por diversos mandatos, Elenice faz questão de resgatar pedaços da história em que a atuação da ASBRAN foi determinante para o reconhecimento da profissão de nutricionista no país.

"O movimento que se iniciou no começo da década de 60 para regulamentar a profissão e a criação dos Conselhos Federal e Regionais enfrentou fortes resistências do poder público. Em 1963, nossas lideranças na época conseguiram que fosse apresentado o Projeto de Lei nº50/63, que contemplava as duas propostas. Mesmo com emendas, passou, mas a alegria durou pouco", conta Elenice.

Eram períodos tensos no país e, já no regime da ditadura, o PL acabou sendo vetado em 1966 pelo então Presidente da República Humberto de A. Castello Branco. Um ano depois foi apreciado pelos parlamentares.

"Os nutricionistas já estavam prontos para resistir e fizeram uma grande mobilização das nossas associações de Nutrição, já existentes. A ABN (ASBRAN) já contava com a força de algumas filiadas, entre elas a Associação Paulista de Nutrição – APAN, Associação Pernambucana de Nutrição- APN, e Associação de Nutricionistas do Rio de Janeiro-ANERJ", reforça Maria José. Assim, em 24 de abril de 1967, a Câmara derrubou o veto e promulgou a Lei n° 5.276/67, que - dispõe sobre a profissão de nutricionista, regula o seu exercício e dá outras providências - , instrumento legal que vigorou até 1991.
O trabalho em defesa da criação dos Conselhos foi intensificado nos anos seguintes.

Para Virgínia Nascimento, essa memória repleta de lágrimas e sorrisos deve servir hoje, neste clima de festa, como ingrediente principal para fortalecer as novas lutas e mobilizar a categoria, seja no campo da prática, do ensino e da pesquisa. "Nossas conquistas são resultado de sentimento e ação de grupo, de união. Almejamos mais e nossas vitórias, como no passado, dependem de espírito comum. Que neste 31 de agosto, possamos enxergar o futuro compartilhando os mesmos ideais".

FATOS IMPORTANTES PARA OS NUTRICIONISTAS

- PARECER CFE/265/62, QUE DETERMINOU A DURAÇÃO MÍNIMA DOS CURSOS DE NUTRICIONISTAS DE 03 ANOS E O RECONHECEU COMO CURSO DE NÍVEL SUPERIOR.
- RESOLUÇÃO Nº 36/74, QUE ESTABELECEU O CURRICULO MINIMO, BASEADO NAS RECOMENDAÇÕES DA 1ª E 2ª CONFERÊNCIAS SOBRE TREINAMENTO DE NUTRICIONISTAS NA AMERICA LATINA – CEPANDAL.
- O PARECER 185/83 DO CFE APROVA A MUDANÇA DE NOMENCLATURA DO CURSO DE NUTRICIONISTAS PARA CURSO DE NUTRIÇÃO.
- LEI 6.583/78 E DECRETO 84.444/80 CRIA O CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS.
- LEI 8.234 DE 17 DE SETEMBRO DE 1991, QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE NUTRICIONISTAS E REVOGA A LEI 5.276 DE 24 DE ABRIL DE 1967.
- RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 5 DE NOVEMBRO DE 2001 QUE INSTITUI AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br