Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Conferência Internacional discutirá a importância da Educação Nutricional
Postado em 23/07/2014 | fonte - FAO


Conferência Internacional sobre Alimentação e Nutrição discutirá em novembro a importância da Educação Nutricional como meio de fortalecimento da agricultura familiar.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar devido ao papel importante desta no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional a nível Global.

Na América Latina e no Caribe, a agricultura familiar é responsável por empregar centenas de pessoas e abastecer grande parte do mercado consumidor. Entretanto, famílias de agricultores mais pobres, enfrentam dificuldades econômicas que podem comprometer sua produção e, em alguns casos, contribuir com a desnutrição.

Atualmente, buscando impulsionar o desenvolvimento dessas famílias de forma mais equilibrada, oportunidades e estratégias de apoio a esses agricultores têm sido pensadas. Para o Ano Internacional da Agricultura Familiar, a FAO definiu a agricultura familiar como uma “forma de organizar a agricultura, a pesca, o pastoreio e outras atividades, que é administrada e operada por um família", de forma que todos os integrantes possam contribuir com o crescimento familiar econômico, social e cultural.

A Educação Alimentar e Nutricional é um processo que possibilita o empoderamento de indivíduos para que este possam adotar, voluntariamente, hábitos alimentares e estilos de vida mais saudáveis, considerando a cultura alimentar local e o meio ambiente.

Alinhada a estilos de vida saudáveis, a Educação Alimentar e Nutricional, contribui para a melhoria dos hábitos alimentares das famílias, por meio da seleção, compra, preparo e distribuição de alimentos.

Além disso, a Educação Alimentar e Nutricional também pode contribuir com a diversificação de cultivares, com o estímulo da produção de alimentos por indígenas e também com a proteção da biodiversidade e da cultura alimentar. Por isso, ela tem sido reconhecida como uma estratégia de melhoria do impacto nutricional de programas que promovam a Segurança Alimentar e Nutricional.

Nesse sentido, a agricultura familiar aliada à Educação Alimentar e Nutricional tem um amplo potencial para melhorar a alimentação e nutrição de famílias produtoras de alimentos, bem como da população que consome produtos da agricultura familiar.
Mesmo com todo esses benefícios, devido a aspectos como o aumento da publicidade e disponibilidade de alimentos industrializados, se faz cada vez mais necessária a implementação de intervenções educativas capazes de capacitar os indivíduos a realizarem escolhas mais saudáveis, incluindo em sua dieta alimentos nutritivos, frescos e produzidos localmente.

Considerando esses aspectos, representantes de diversos países se reunirão em novembro, na sede da FAO, em Roma, para debater diferentes aspectos relacionados à alimentação e nutrição. A discussão terá como um dos objetivos identificar possíveis estratégias nas quais a Educação Alimentar e Nutricional poderá contribuir com a geração de oportunidades de desenvolvimento da agricultura familiar, e como a população poderá se beneficiar desses produtos.

A Segunda Conferência Internacional sobre Alimentação e Nutrição é um encontro organizado pela FAO e pela OMS. Como fruto dessa reunião serão produzidos os seguintes documentos: Declaração Política e um Marco de Ação, ambos a respeito da agricultura familiar.

Mais informações sobre o encontro, acesse: www.fao.org/about/meetings/icn2/en/

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br