Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Entenda como o consumo elevado de sal pode gerar doenças
Postado em 01/09/2014


Você sabia que o consumo elevado de sódio pode acelerar o processo de envelhecimento? Este é apenas um dos problemas que o abuso no consumo desta substância, que compõe o sal de cozinha, provoca, entre tantos que preocupam as autoridades de saúde no mundo todo.

Os efeitos negativos no nosso organismo são grandes e estão relacionados ao aumento no risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), entre elas a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais e aumento de doenças autoimunes. O consumo elevado também agrava a osteoporose e afeta o paladar.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o consumo de sódio pelo brasileiro está em torno de 12 gramas diários, quantidade que ultrapassa o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (2g de sódio por pessoa ao dia, equivalente a 5g de sal).

Em razão disso a Rede Asbran e Filiadas lança mais uma etapa da campanha nacional que busca incentivar a redução do consumo de sal e açúcar na população brasileira, deflagrada em julho.

O sódio é importante para nosso organismo, pois é responsável pela regulação da quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células. Mas, quando há excesso do nutriente no sangue, ocorre uma alteração no equilíbrio entre esses líquidos. O organismo retém mais água, o que aumenta o volume de líquido, sobrecarregando o coração e os rins, situação que pode levar à hipertensão.

A primeira medida a ser tomada para diminuir o consumo de sódio é observar as informações nutricionais no verso das embalagens ao comprar alimentos industrializados. O ideal é sempre escolher aquele que apresentar menos sódio. Outra recomendação muito importante é “não acrescentar sal ao alimento já preparado”, adverte a nutricionista da equipe Asbran, Telma Oliveira.

Para manter-se informado, consulte outras reportagens sobre a campanha no nosso Portal. Se tiver dúvida, faça contato.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br