Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Acelbra-RJ lança cartilha de orientação sobre celíacos
Postado em 25/03/2015

Acelbra-RJ lança cartilha de orientação sobre celíacos

A Associação dos Celíacos do Brasil - seção Rio de Janeiro lançou uma cartilha de orientação para informar e educar familiares e amigos de quem é portador da doença, principalmente quando se trata de criança celíaca em casa.
 
Embora a doença ainda seja pouco conhecida, é importante multiplicar informações para que os portadores da doença não sejam expostos a situações constrangedoras, seja em um jantar com amigos ou uma festa de aniversário, onde o convidado será privado de "guloseimas". As crianças são as que mais sofrem diante da falta de conhecimento sobre a doença em escolas e na comunidade social.
 
A Doença Celíaca é a intolerância permanente ao glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka, entre muitos outros, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Mesmo que seja em pequena quantidade. A doença não tem cura nem medicamento que a controle. O tratamento é especificamente dietético, por isso a importância da dieta alimentar correta.
 
Caso consuma glúten, o portador da doença pode apresentar diarréia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal (barriga inchada), vômitos, dor abdominal, osteoporose, esterilidade, pernas e braços finos, apatia, entre outro sintomas mais clássicos. Mas há também portadores da doença que não apresentam sintomas claros.
 
Portanto, é bom saber detalhes da doença quando receber em casa um amigo celíaco.
A cartilha dá dicas importantes sobre preparo de alimentos e cuidados para evitar contaminações a partir de outros alimentos que contenham glúten
 
O QUE É GLÚTEN
 
É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (ssub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. 
 
FAÇA DOWNLOAD DA CARTILHA

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br