Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Asbran em encontro que debate o novo Guia Alimentar
Postado em 27/03/2015

Asbran em encontro que debate o novo Guia Alimentar

Com a saída do Brasil do mapa da fome, a questão da qualidade da alimentação tornou-se imperativa. Mais 
que isso: tornou-se necessário estabelecer estratégias para aumentar da disponibilidade de alimentos adequados e saudáveis à população. Estes, entre outros temas, foram alvo de reflexão e debate no encontro Conhecer e comer: caminhos para redescobrir a comida de verdade - Perspectiva do Guia Alimentar para a População Brasileira”, que contou com a participação das diretoras da Asbran Carolina Chagas e Amábela de Avelar Cordeiro. 
 
O evento foi realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e incluiu palestra da presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimenta e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco.
 
"O encontro desenvolveu-se num clima muito instigante em função do conteúdo inovador do Guia Alimentar e do momento histórico para discussão de temas vinculados a segurança Alimentar e Nutricional e ao Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável", disse Carolina.
 
Segundo a diretora da Asbran, o Guia Alimentar para a população brasileira é um instrumento inovador de Educação Alimentar e Nutricional e muito bem vindo neste novo cenário. Seus princípios dialogam com o conceito da Soberania Alimentar, com incentivo à adoção de sistemas alimentares sustentáveis. 
 
"Discutimos também os obstáculos do Guia, como a necessidade de redução do uso dos agrotóxicos, transgênicos e defensivos agrícolas; necessidade de estancar o consumo acelerado dos produtos ultraprocessados e a regulação da publicidade de alimentos e bebidas", acrescentou Amábela.
 
O evento discutiu com profundidade o padrão de comensalidade do século XXI, com ênfase nos produtos ultraprocessados, fazendo o seguinte questionamento: É conveniente para quem? Serve para quem? Como se dá a construção social das escolhas alimentares? Quais tensões e disputas estão em jogo? 
 
Além disso,  foram ressaltados os aspectos de uma alimentação saudável - in natura ou minimamente processada, variada, maior participação dos alimentos de origem vegetal, oriunda de sistemas alimentares sustentáveis, culturais e outros.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br