Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Como combater a desnutrição em pacientes com câncer
Postado em 01/04/2015 | fonte - SBNPE/Rita Nogueira

Os pacientes com câncer sofrem muito com os efeitos colaterais dos tratamentos. Diversos tipos de câncer estão associados com significativa perda de peso e problemas nutricionais, que ocorrem na época do diagnóstico ou durante o tratamento. Nesta fase acontece a perda de peso, que está associada com pior sobrevida e na redução de resposta ao tratamento. Sintomas como perda de apetite, boca seca e alterações no paladar são comuns e podem deixar o paciente desnutrido, caso a alimentação não seja feita de modo correto.
 
Segundo a nutricionista Maria Emília Fabre, Presidente do Comitê de Nutrição da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), a alimentação adequada para o paciente com câncer necessita ser elaborada para atingir as necessidades nutricionais individuais, que podem variar dependendo do tipo e da localização do tumor, grau de estresse, presença de má-absorção e necessidade de ganho de peso.
 
A alimentação destes pacientes deve estar baseada nos princípios da alimentação saudável e conter alimentos capazes de fornecer quantidades adequadas de nutrientes (proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, sais minerais), fibra e água ao organismo. “Para que isso ocorra é necessário ingerir alimentos variados diariamente, de preferência aos alimentos na sua forma natural como frutas, verduras e legumes, leite e derivados, carnes magras, peixe, frango, ovos, grãos e cereais, limitando alimentos artificiais que contenham muitos conservantes e corantes”, afirma a nutricionista da SBNPE.
 
A incidência de desnutrição em pacientes com câncer varia de 40 a 80%, sendo que os pacientes com tumores na região da cabeça e pescoço, pulmão, esôfago, estômago, cólon, reto, fígado e pâncreas apresentam uma maior prevalência, enquanto os pacientes com câncer de mama, leucemia e linfomas tem menor risco de perda de peso.
 
De acordo com a nutricionista da SBNPE, o tratamento, seja por meio de quimioterapia e/ou radioterapia pode provocar efeitos colaterais que interferem na ingestão alimentar do paciente. A especialista explica que, durante o tratamento, o paciente pode apresentar mucosite ou estomatite, que são inflamações na cavidade bucal. Nestes casos, alimentos picantes, crocantes, condimentados, salgados e ácidos devem ser evitados.
 
“O ideal é consumir alimentos em temperatura ambiente ou fria para diminuir a dor, e incluir no cardápio alimentos com consistência macia na forma de cremes ou purês, com alto teor de calorias e proteína, para facilitar o alcance das necessidades nutricionais”, comenta Maria Emília Fabre.
 
Confira algumas dicas da SBNPE para pacientes com diferentes tipos de sintomas decorrentes do tratamento:
 
Náuseas: mantenha a higiene oral, evite jejuns prolongados, evite frituras, alimentos gordurosos e preparações com alimentos muito doces. Afaste-se de alimentos e preparações que exalam odor forte e procure realizar as refeições em locais arejados. Evite beber líquidos durante as refeições, utilizando-os em pequenas quantidades nos intervalos e preferencialmente gelados;
 
Alteração do olfato ou paladar: consuma os alimentos que mais gosta. Prepare as carnes e os peixes assados ou grelhados, para que soltem menos aroma do que os fritos. Cozinhe com temperos suaves como orégano, tomilho, salsinha, cebolinha, suco de laranja ou limão. Evite alimentos com aroma forte (como alho, café e cebola) e beba de dois a três litros de água por dia. Prepare pratos visualmente agradáveis e coloridos;
 
Alimentos com sabor metálico: mantenha a higiene oral. Melhore o sabor dos alimentos com molhos, e elimine os sabores estranhos da boca, fazendo bochecho com soluções próprias, e utilize chicletes e balas de hortelã. Evite o contato com alimentos ácidos e enlatados;
 
Baixa salivação (boca seca): aumente o consumo de líquidos e evite alimentos secos e fibrosos. Dê preferência aos alimentos umedecidos e adicione caldos e molhos nas preparações. Utilize gotas de limão nas saladas e bebidas e utilize balas cítricas e mentoladas sem açúcar. Use ervas aromáticas como temperos e evite o sal e condimentos em excesso. Mastigue gelo feito de água de coco e suco de frutas e tome pequenos goles de água durante a refeição para facilitar a deglutição;
 
Para aumentar o apetite: aumente o número de refeições de sete a oito vezes por dia. Faça a principal refeição nos horários em que sentir mais fome. Mantenha lanches prontos para beliscar e beba líquidos ricos em calorias.
 
 

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br