Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Os desafios para a Terapia Nutricional no domicílio
Postado em 29/04/2015

A Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde está divulgando publicação lançada este ano com o objetivo de organizar cuidados em Terapia Nutricional no âmbito domiciliar. Segundo profissionais que atuaram na preparação do Caderno de Atenção Domiciliar, "os cuidados em Terapia Nutricional, historicamente reconhecidos e realizados no âmbito hospitalar, têm se apresentado como demanda crescente na atenção à saúde em âmbito domiciliar, o que tem gerado a necessidade de desenvolver estratégias para sua organização e qualificação".
 
Em material preparado para a Rede Nutri, a Coordenação avalia que no trabalho cotidiano das equipes de atenção domiciliar, elas são confrontadas com alguns desafios para realização dos cuidados em Terapia Nutricional no domicílio. As dificuldades no cuidado normalmente são relacionadas:
 
  • Ao acesso da família, de forma ágil, a um profissional qualificado a orientá-la no domicílio;
  • À escolha do plano terapêutico mais adequado e singular;
  • À compreensão das orientações pelos familiares e cuidadores;
  • À falta de padronização nas  orientações de alta  e na prescrição de fórmulas artesanais pelos serviços de saúde, implicando a  adesão da terapia pela família;
  • À ausência de protocolos de dispensação de fórmulas nutricionais industrializadas, quando necessário;
  • À falha na regulação do processo de cuidado;
  • À orientação adequada e clara sobre o preparo/manipulação, bem como sobre a administração da dieta enteral;
  • Ao vínculo entre profissional e família;
  • À continuidade do cuidado. 
 
As famílias, frequentemente, enfrentam problemas relacionados à indicação indiscriminada de fórmulas nutricionais enterais industrializadas, gerando gastos desnecessários. Sabe-se que grande parte das pessoas pode se beneficiar com fórmulas à base de alimentos ou mistas, com boa tolerância e evolução. Já as fórmulas nutricionais industrializadas podem ser utilizadas em casos específicos, quando o indivíduo não tolerar ou não evoluir de forma satisfatória.  
 
Ao contrário do que se imagina, o manejo de indivíduos com via alternativa de alimentação não envolve cuidados complexos que não possam ser realizados pelos profissionais das equipes de atenção domiciliar e atenção básica. As equipes de saúde devem romper a lógica do cuidado institucionalizado respeitando o lar, as crenças e a autonomia do sujeito no seu ambiente, tarefa que se torna difícil quando se trata de intervenções que envolvem a alimentação, pois tem papel fundamental na manutenção e recuperação da saúde dos indivíduos com diversos agravos, principalmente os restritos ao domicílio.
 
O terceiro Caderno de Atenção Domiciliar - Cuidados em Terapia Nutricional -apoia as equipes de saúde nos cuidados em terapia nutricional no domicílio, contemplando desde a avaliação e o diagnóstico nutricionais, a prescrição e o manejo das fórmulas nutricionais, até a gestão dos processos para a organização da dispensação de fórmulas nutricionais industrializadas. Além de auxiliar os profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Atenção Básica a compreender que a permanência em domicílio - bem como o cuidado das pessoas com via alternativa de alimentação - é possível; e quando bem orientado, proporciona um tratamento humanizado e colabora para a integralidade e resolubilidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde.  
 
Para fazer download da publicação, clique aqui.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br