Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Semana aquece debate sobre consumo de orgânicos
Postado em 27/05/2015

Semana aquece debate sobre consumo de orgânicos

O brasileiro está cada vez mais preocupado em alimentar-se adequadamente, de modo saudável. Este tem sido fator fundamental que justifica o crescimento no consumo e procura por alimentos orgânicos no país. Mas como ampliar a produção sustentável, consolidar o mercado e garantir preços melhores ao consumidor?
 
Estes desafios estão em discussão até o final do mês em todo o país como parte da Semana dos Alimentos Orgânicos, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento ocorre anualmente e tem como objetivo oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos. 
 
O alimento orgânico é aquele cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. Não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção.
 
Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares e o número vem aumentando ano a ano. Segundo dados do governo, hoje já temos mais de dez mil unidades de produção orgânica em funcionamento no país. A questão é resolver os gargalos, como desperdício do que é produzido e distribuição, além é claro do preço.
 
"Precisamos incentivar o consumo, ampliar a produção e favorecer melhores preços a partir de políticas públicas de incentivo, entre elas oferecer assistência técnica qualificada e especializada no cultivo orgânico. As feiras orgânicas têm contribuído positivamente para ampliar o público consumidor, mas precisam ter apoio efetivo e permanente de gestores locais", avalia a diretora da Asbran Livia Bento que reforça o aspecto nutricional do orgânico na mesa do brasileiro.
 
Segundo Livia, os alimentos orgânicos são mais saudáveis porque em sua produção não utilizam agrotóxicos nem qualquer outro produto prejudicial à saúde, como hormônios. As técnicas adotadas no cultivo respeitam o meio ambiente durante todo o seu processo de produção e tudo isso reflete na qualidade e no sabor do alimento. Pesquisas apontam maior concentração de nutrientes, chegando a ser 20 vezes maior do que em alimentos comuns. "Estudo liderado pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, e divulgado no ano passado, mostrou, por exemplo, que frutas, cereais e vegetais orgânicos têm mais antioxidantes do que os seus equivalentes não-orgânicos", afirma Livia.
 
ENTENDA A PRODUÇÃO
 
O sistema orgânico busca o equilíbrio do ecossistema para resultar em plantas mais resistentes a pragas e doenças. Para impedir a disseminação de doenças, outras culturas são utilizadas durante o cultivo ou alternadas com a produção. Plantas consideradas daninhas para muitas lavouras são usadas na agricultura orgânica por atraírem para si as pragas e enriquecerem o solo, fortalecendo as plantações e evitando doenças.
 
Os produtores de orgânicos utilizam o rodízio de culturas e diversificação de espécies entre e dentro dos canteiros. Nas lavouras são aplicados cordões de contorno com plantas diversas, que ajudam a proteger a plantação de pragas e doenças, servem como quebra-vento e também protegem o solo contra erosão. Praticam o plantio direto, caracterizado pelo cultivo em cima do resíduo da cultura anterior, sem que o trator limpe o solo. Outras técnicas, como a adubação verde, também contribuem para o enriquecimento do solo, fornecendo o equilíbrio necessário para a geração de alimentos saudáveis. O solo é enriquecido com adubo orgânico que promove o desenvolvimento da vida neste solo, como minhocas, bactérias e fungos benéficos, que contribuem para o equilíbrio do sistema.
 
PRODUÇÃO BRASILEIRA
 
O Brasil já produz frutas, verduras, legumes, grãos, ovos e carnes orgânicos. No caso da produção de ovos e carnes, o cuidado com o rebanho ou a granja é ainda maior, já que os animais não podem ter estresse. Além do mais, a alimentação é feita com grãos, cereais, sementes, verduras e legumes orgânicos. Os animais também são criados sem a aplicação de hormônios, anabolizantes e antibióticos. Por todos esses motivos, os ovos e as carnes orgânicas são mais saudáveis.
 
ORGÂNICOS OU HIDROPÔNICOS
 
Alimentos hidropônicos têm um processo de produção diferente ao processo proposto pela agricultura orgânica. Na hidroponia podem ser utilizados agrotóxicos. Os hidropônicos são caracterizados pelo cultivo direto na água, enquanto a agricultura orgânica trabalha com o solo como organismo vivo. Na hidroponia, fertilizantes altamente solúveis, proibidos pela agricultura orgânica, são colocados na água e absorvidos pelas raízes das plantas.
 
Conforme a legislação brasileira, em vigor desde janeiro de 2011, o consumidor reconhece o produto orgânico através do selo brasileiro ou pela declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Todo produto orgânico vendido em lojas e mercados tem que apresentar o selo em seu rótulo. Já o agricultor familiar precisa vender seus produtos diretamente, para que o consumidor possa estabelecer uma relação de confiança com ele ao comprar seus produtos na feira.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br