Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Trabalhar e amamentar: semana discute o conflito
Postado em 05/08/2015

Trabalhar e amamentar: semana discute o conflito

Até a próxima sexta-feira, dia 7, vários países se mobilizam em ações para marcar a SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO Este ano o foco é chamar à atenção para o grande desafio de milhares de mulheres que precisam trabalhar e amamentar:  "Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos".
 
O tema da SMAM 2015 sobre as mulheres que trabalham e amamentam revisita a campanha de 1993 que incentivou a criação do "Trabalho Amigo da Mãe". Muito já foi conquistado em 22 anos de ação global para apoiar as mulheres na combinação de amamentação e trabalho, em particular a adoção da Convenção da OIT que revisou mais de 100 artigos de proteção da maternidade.
 
Iniciativas positivas vêm sendo tomadas em vários países no sentido de melhorar as legislações e práticas nacionais. Há mais ações tomadas para configurar a amamentação ou locais de trabalho amigáveis, incluindo prêmios para os empregadores cuja atuação beneficia mães que amamentam. A Semana Mundial da Amamentação  é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto.
 
O leite materno proporciona uma nutrição ideal para crianças e contribui para o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir 22% a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 69,3% ocorrem no período neonatal e 52,6%, na primeira semana de vida.
 
O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.
 
OBJETIVOS DA SEMANA MUNDIAL
 
1. Conhecer e divulgar: LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS DE PROTEÇÃO A MATERNIDADE:
- benefícios da legislação trabalhista CLT – 4 meses de licença
- benefícios das servidoras publicas – maioria: 6 meses de licença
- benefícios do programa “empresa cidadã” – 6 meses de licença
 
2. Conhecer, divulgar e colaborar para criar: PROGRAMAS DE APOIO À AMAMENTAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO
- Cooperar para que mais empregadores criem espaços como a ‘Sala de Apoio a Amamentação’ no local de trabalho.
 
3. Conhecer, divulgar e sensibilizar responsáveis por equipamentos (UBS, PSF, Pastoral/agentes comunitários/ planos empresariais de saúde/convênios/bancos de leite humano ou postos de coleta).
 

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br