Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Semana da Alimentação destaca proteção social
Postado em 10/10/2015 | fonte - FAO

Semana da Alimentação destaca proteção social

Quebrar o ciclo da pobreza rural, com proteção social, é o foco para reflexão este ano da Semana Mundial da Alimentação que a FAO promove em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação 2015, celebrado em 16 de outubro.
 
A semana começa com a abertura da 42ª Reunião do Comitê Mundial de Segurança Alimentar e inclui ainda o lançamento da nova edição da publicação "O Estado da Alimentação e Agricultura" na terça-feira, dia 13. O evento será transmitido por webcast a partir das 12 horas. Está prevista ainda cerimônia oficial do Dia Mundial da Alimentação na Expo Milão.
 
O que acontece quando é dado dinheiro diretamente para as pessoas que vivem em necessidade? As crianças são mais bem alimentadas? Será que as famílias tornam-se mais produtivas ou mais dependente? As economias crescem mais fortemente? Hoje, cerca de 70 por cento da população, na maior parte do mundo em zonas rurais, não contam com acesso a medidas adequadas de proteção social. Por esta razão, a FAO tem intensificado seus esforços para ajudar os governos e os seus parceiros para incorporar estratégias de proteção social e políticas nacionais de desenvolvimento.
 
Impactos positivos da proteção social
 
A proteção social aumenta a renda familiar e a segurança alimentar, proporcionando transferências de renda (em dinheiro) e consumo (alimentos). Estes programas permitem que as famílias comprem diretamente ou recebam alimentação mais variada e de qualidade superior. Por exemplo, em 7 países, que incluem Zâmbia, Lesoto e Gana, os programas de transferência de renda não funcionam apenas como uma rede de segurança, mas também resultaram em aumento do investimento em atividades econômicas da família, aumento de capital social e permitiram aos beneficiários redução dos níveis de endividamento.
 
Alguns programas emblemáticos têm demonstrado não só que o impacto da proteção social na pobreza pode ser notável, mas mesmo os extensos programas de proteção social, muitas vezes custam menos do que 0,5 por cento do PIB. Em países africanos, com uma média de US $ 10 mensais por família, é possível grandes transformações em toda a comunidade.
 
A escolha do tema "Proteção Social" para o Dia Mundial da Alimentação deste ano chama a atenção para ações práticas a serem adotadas, uma vez que o apoio financeiro ou em espécie pode impedir rapidamente que pessoas passem fome. A longo prazo, as medidas de proteção social acabam estimulando a produção, permitindo maior estabilidade de renda e contribuindo para a redução da pobreza e da insegurança alimentar.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br