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Cresce crítica contra publicidade no YouTube Kids
Postado em 25/11/2015 | fonte - NY Times

Dois grupos proeminentes de defesa do consumidor nos EUA fizeram nova denúncia aos órgãos do governo esta semana contra o YouTube Kids, e afirmam que anúncios da plataforma são enganosos, particularmente para as crianças. As duas reclamações, feitas à Comissão de Comércio Federal, somam-se às queixas dos grupos à agência em abril, e podem aumentar a pressão para que o governo interfira no mercado de vídeo online. Há forte crítica quanto à publicidade alimentar com foco nos junks food.
 
Os grupos são o Campaign for a Commercial-Free Childhood e o Center for Digital Democracy. As entidades argumentam nas denúncias que a plataforma de vídeos voltados ao público infantil é comercializada, mas não executa os mesmos padrões aplicados na TV. As reclamações incluem propagandas de alimentos e conclamam para que os comerciantes desse mercado, criadores de conteúdos e a Google façam um amplo exame da publicidade de alimentos divulgados nos programas infantis.
 
Jeffrey Chester, diretor executivo do Center for Digital Democracy, disse que o fato do público infantil ser composto por nativos digitais, isto é, já nasceram em um "mundo digitalizado", amplia ainda mais os problemas que tais propagandas podem causar.
 
A Google introduziu o YouTube Kids em fevereiro como um aplicativo móvel construído a partir do zero voltado para crianças de idade pré-escolar. A proposta é fornecer apenas conteúdo indicado para essa faixa etária e os pais são orientados através de um tour no app sobre como definir as características de segurança.
 
Porém, desde o início, as polêmicas chegaram a órgãos fiscalizadores do governo e o serviço recebeu até mesmo acusações de propagar pedofilia. Em relação à publicidade alimentar, os grupos miram empresas de "junk food", como são chamados os alimentos que representam riscos à saúde, como a Coca-Cola e Burger King.
 
Além de atacar essas empresas, os grupos também criticam o YouTube por não impor suas próprias políticas para salvaguardar as crianças que podem ser muito influenciadas. O YouTube restringe publicidade paga de comida e bebidas no app para crianças, mas os grupos disseram que encontraram muitos exemplos nos quais empresas de alimentos usaram seus próprios canais de marca para mostrar vídeos promocionais, o que é claramente uma manobra para contornar as restrições da Google.
 
No entanto, o YouTube Kids afirma no seu guia aos pais que a empresa não se responsabiliza pelo conteúdo gerado pelos usuários ou por canais de marca e terceiros. "Há tanto conteúdo comercial e mais do que isso, o tempo todo" disse Angela Campbell, professora da faculdade de direito de Georgetown e autora das denúncias. "E se eles estão tentando vender algo, eles não estão deixando isso claro, até mesmo para um adulto. Então para uma criança, isso é fundamentalmente injusto."

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

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