Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Movimento Comida de Verdade: o simples é mais
Postado em 20/07/2016 | fonte - ANERJ

Artigo produzido pela equipe da
Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro
 
O Movimento Comida de Verdade – MCV – foi inspirado no tema da 5º Conferencia Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA), ocorrido em Novembro de 2015- Brasília/DF, com a premissa básica e um tanto desafiadora de levar a população a voltar a se relacionar com o alimento de verdade e valorizar as relações em todas as dimensões no ato de preparar e de receber o alimento.
 
Em comemoração ao dia do nutricionista do referido ano, A ANERJ e o CRN-4, como estratégia de promoção de saúde, foram às ruas, escolas, praças públicas e parques dialogar com as pessoas de todo estado buscando despertar uma reflexão sobre o ato de se alimentar. 
 
Como tônica de todos os encontros, buscava-se responder: “Afinal de contas, o que é comida de verdade?”. A partir dessa provocação, esperava-se a concluir que  seja toda aquela que é preparada de maneira simples e acessível, com alimentos não processados ou então, muito pouco, altamente nutritivos, e que propiciam um ambiente acolhedor para as relações de troca no ato de comer.  É aquela que fala direto da pessoa que faz para a pessoa que come, que tem menos artifícios possíveis por trás de sua produção para manter o alimento belo. 
 
O MCV é uma chamada para repensar as atitudes sobre as escolhas que todos praticam atualmente, uma que vez que promove o retorno às origens da comensalidade. Da qualidade nutritiva ao afeto da comida da família, preparada com carinho, para ser comida com prazer, o simples que alimenta. Isso não se dá apenas no âmbito da comida em casa, mas também naquela que nós, nutricionistas como consumidores, buscamos na rua cujo modo de fazer comida para coletividade pode ser influenciado pela nossa opinião como consumidor consciente. Através do domínio da técnica dietética, de toda bioquímica nutricional e dos princípios nutritivos e com domínio sobre todos os fatores intercorrentes para a melhor alimentação. Isso pode se dar no nosso cotidiano tanto no aspecto pessoal quanto profissional.
 
No que tange a dimensão das políticas públicas, o MCV é um movimento criado dentro da categoria da Nutrição, fundamental para área da saúde, uma vez que iniciou o debate nas comunidades carentes no estado do Rio de Janeiro. Igualmente podemos referir grupos e comunidades de maior poder aquisitivo e que também passam por insegurança alimentar. 
 
Para que haja difusão e aderência da proposta, é preciso que as comunidades, pessoas, grupos organizados, instituições de caráter publico e privado, invistam em ambientes próprios para ampliar e fortalecer o debate sobre o acesso, a tradição e vocação produtiva brasileira em alimentação frente às campanhas agressivas de marketing da indústria de alimentos que naturalizam os ultraprocessados, além da crise econômica que, sobretudo superestima preços de alimentos para a população. Nesse sentido, o MCV tornou-se um movimento de resistência, de caráter permanente em prol da saúde e do conhecimento sobre o tema. 
 

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br