Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Pesquisa tirou a culpa do açúcar e colocou na gordura
Postado em 19/09/2016 | fonte - Jornal Digital NEXO

Pesquisa tirou a culpa do açúcar e colocou na gordura

Análise recente de documentos internos da indústria de alimentos, do período de 1950 a 2000, mostra que houve um esforço intencional para esconder os efeitos prejudiciais do açúcar e dar mais destaque aos perigos do consumo de gorduras. Atualmente, a ciência acredita que o consumo excessivo dos dois prejudica a saúde, mas a omissão sobre efeitos do consumo do primeiro teve um papel significativo na epidemia de obesidade.
 
A análise, publicada no JAMA Internal Medicine, mostra que, em 1967, um grupo formado por empresários da indústria alimentícia - chamado de “Sugar Research Foundation” - “Fundação da Pesquisa em Açúcar” - financiou um estudo de cientistas de Harvard que, em suas conclusões, negava que o açúcar poderia causar doenças cardíacas.
 
Além disso, a pesquisa de 1967 financiada pela indústria propôs-se a apontar “erros” em trabalhos anteriores que chamavam a atenção para os malefícios do açúcar. Em suas conclusões, o estudo dos cientistas de Harvard dizia que cortar gordura da dieta era o melhor jeito de evitar doenças do coração. A pesquisa foi publicada no “New England Journal of Medicine” e saiu sem alertas de que havia sido paga pela “Fundação da Pesquisa em Açúcar”.
 
Para os autores da análise, a influência da indústria alimentícia, por meio de atitudes como o financiamento daquela pesquisa, foi capaz de, por décadas, desviar o foco do debate sobre açúcar e problemas de saúde, tanto nos EUA quanto no mundo.
 
Esse não é o primeiro indício de tráfico de influência da indústria de alimentos. Em 2015, o “The New York Times” mostrou que a Coca-Cola financiou pesquisas de uma ONG, a “Global Energy Balance Network”, que promove a ideia de que os norte-americanos estão “obcecados demais” com quanto comem e bebem, e que é mais eficiente se exercitar do que cortar calorias da dieta para manter um peso saudável.
 
No entanto, a ciência já sabe que o papel da alimentação saudável é fundamental na manutenção do peso. Os benefícios associados a prática de atividades físicas são vários, mas considera-se que o mais importante para perder e manter peso seja uma dieta equilibrada.
 
Como o debate sobre a responsabilidade da gordura e do açúcar na manutenção do peso e na saúde ainda está em voga, as descobertas têm importância no meio médico e científico. Hoje, a ciência acredita que o consumo excessivo dos dois prejudica a saúde.
 
O que diz a indústria alimentícia
 
É impossível conferir a história com os cientistas responsáveis pela pesquisa de Harvard em 1967 ou com os executivos que a financiaram, pois nenhum deles está vivo, de acordo com os autores da análise recém-publicada. 
 
Em resposta à análise publicada em 2016, a “Fundação da Pesquisa em Açúcar”, hoje conhecida como “Sugar Association”, ou “Associação do Açúcar”, disse que à época o jornal em que o estudo foi publicado não demandava transparência quanto a origem dos recursos que financiavam pesquisas, mas que “deviam ter sido mais transparentes”.
 
Além disso, a “Sugar Association” defendeu, em nota oficial ao JAMA que décadas de pesquisa financiadas pela indústria concluíram que o açúcar não é o único responsável pelas doenças do coração. 

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br