Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

No Dia Mundial da Alimentação, pense além
Postado em 14/10/2016

No Dia Mundial da Alimentação, pense além

Por Sandra Perruci*

Você sabe qual a importância real da alimentação na sua vida? Sabe se suas escolhas se traduzem em saúde? Você sabe o que a Nutrição tem a ver com seu futuro ou mesmo o que a nossa agricultura tem a ver com as próximas gerações?

Se você não parou ainda pra pensar seriamente sobre isso, o dia 16 de outubro convida a refletir. Há 35 anos, esta data foi definida como o Dia Mundial da Alimentação. Não foi uma escolha aleatória. Em 1945, no mesmo dia 16 de outubro, era criada a FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
 
Neste domingo, e nos próximos dias, eventos ocorrerão destacando a temática de 2016 -  “O clima está mudando. A alimentação e agricultura também devem mudar”. 
 
E tratando de mudanças, este ano a Asbran faz um convite diferente para o dia. Pense além das agendas e programas tradicionais. Pense na alimentação longe das notícias que cumprem apenas o calendário. Pense olhando para você, olhando para sua família, para seus amigos. Pense além da fronteira do tempo presente e dos modismos. Pense na sustentabilidade de toda a cadeia que move o que é servido no seu prato. Pense na qualidade do que está oferecendo aos seus filhos ou aos seus pais, no apelo publicitário de imagens midiáticas que promovem produtos para saciar desejos e não fomes.
 
Entramos no novo século com algumas certezas e muitas dúvidas sobre o futuro da produção agrícola em todo o mundo. Temos levado à discussão temas importantes como os agrotóxicos que contaminam o alimento e que, por interesses econômicos, ainda encontram terras livres para envenenar. 
 
Sabemos que a alimentação é fundamental na rotina de todos os dias e temos hoje a Nutrição como pauta permanente de discussão. Precisamos nos alimentar, mas ainda não entendemos o quanto é importante a comida de verdade e de qualidade. Precisamos romper com excessos de uma indústria que vende facilidades perigosas e que contribui para tornar a alimentação inadequada e um problema de saúde pública. Precisamos formar uma geração consciente sobre isso e atenta à manipulação feita por estudos tidos como científicos. 
 
Como sociedade, emudecemos diante da massiva publicidade de alimentos que encanta o público infantil e o conduz para um caminho tortuoso. Fechamos os olhos para os males dos fast foods nas lancheiras e nos desculpamos ao final do dia imaginando que há um certo exagero no que se publica. É imperioso conhecer o que estamos ingerindo todos os dias.
 
Boa parte imagina que a Nutrição promove às vezes um certo "pânico". Não. A Nutrição promove o alerta e os números para isso estão bem visíveis.
 
Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que o consumo de alimentos ricos em açúcar é alto entre os brasileiros e que o diabetes avança; 30% dos jovens consomem doces em excesso e também cresce o número de mortes relacionadas à obesidade. Também é fato o aumento da obesidade infantil e, segundo a Organização Mundial de Saúde, vivemos uma epidemia mundial.
 
Curiosamente, enfrentamos ainda a fome em muitos países, principalmente em função do aumento do preço de grãos, como trigo, milho e arroz, que representam a base da dieta de boa parte da humanidade. E começamos a debater soluções para o real esgotamento dos solos e recursos naturais.
 
Pensar a alimentação hoje é refletir sobre todas estas questões e buscar conhecimento para decidir. Uma sociedade empoderada sabe cobrar políticas públicas consequentes para enfrentar cenários difíceis.
 
No dia 16 de outubro, aproprie-se do saber. Informe-se, revise seu hábito alimentar, diga sim à comida de verdade. E compartilhe ideias que promovem a saúde.  Não pare no calendário.

*Sandra Perruci é jornalista, assessora de Comunicação da Asbran

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br