Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Estudantes com necessidades alimentares especiais
Postado em 17/02/2017

Estudantes com necessidades alimentares especiais

A Asbran esteve no último dia 16 no lançamento do primeiro Caderno de Referência sobre Alimentação Escolar para Estudantes com Necessidades Alimentares Especiais. O lançamento ocorreu em evento na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília. 
 
O guia contém orientações destinadas exclusivamente a subsidiar a elaboração de cardápios especiais para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que beneficia diariamente cerca de 41 milhões de alunos em todo o Brasil.
 
Para a nutricionista Carolina Chagas, conselheira da Asbran, que esteve no lançamento, "o material apresenta um conteúdo de riqueza ímpar e conseguiu reunir a temática - necessidades alimentares especiais - de forma contextualizada ao conjunto de ações do PNAE, como: diagnóstico, compras, cuidados especiais no serviço, articulação de diferentes órgãos e pessoas entre outros. Ao mesmo tempo é uma publicação dinâmica e prática".
 
De acordo com a Lei nº 12.982/2014, é obrigatória a elaboração de cardápios diferenciados para a alimentação escolar de estudantes com diabetes, alergia alimentar, intolerância à lactose ou outra necessidade alimentar especial, e o guia servirá para orientar nutricionistas que precisam adequar os cardápios à realidade de cada aluno.
 
“O projeto do caderno de referências vem sendo discutido e trabalhado há algum tempo. Vínhamos recebendo demandas da sociedade para que essas orientações fossem lançadas. A ideia é que seja um suporte para os profissionais que já trabalham para acolher os estudantes que dependem de atenção específica”, esclarece Solange Castro, coordenadora de segurança alimentar e nutricional do PNAE.
 
Elaborada em conjunto por uma equipe de técnicos do FNDE, incluindo Cecilia Cury, advogada - coordenadora do Movimento Põe no Rótulo - a publicação teve a consultoria do nutricionista Juarez Calil. "O FNDE e a equipe, especialmente Juarez Calil, merecem os parabéns pelo trabalho que deve ser compartilhado por todo o país", concluiu Carolina.
 
BAIXE A PUBLICAÇÃO

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br