Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Em destaque a Atenção Integral à Saúde das Mulheres
Postado em 06/03/2017 | fonte - CNS

Em destaque a Atenção Integral à Saúde das Mulheres

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), do qual a Asbran faz parte, tendo a cooperação técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS Brasil), lança edital para inscrições de experiências para o Laboratório de Inovação sobre a Participação Social na Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
 
O objetivo é reunir práticas que sirvam de subsídios para uma implementação mais eficaz da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. As inscrições vão até o dia 12 de março.
 
As experiências devem contemplar 11 grupos de usuárias do SUS (Mulheres em Situação de Rua, Negras, Pescadoras, Ribeirinhas, Quilombolas, Indígenas, Movimento LGBT, Portadores de Deficiência, Campo e Floresta, Imigrantes e Trabalhadoras do Sexo) e estar relacionadas a uma das quatro áreas descritas no edital: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e Políticas públicas para as mulheres e a participação social.
 
ACESSE O EDITAL AQUI
 
2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres
 
Está prevista para o segundo semestre deste ano a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, cujo tema central é “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”. A conferência terá como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
 
O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).
 
As etapas da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres estão previstas para acontecer em março de 2017, sendo a etapa nacional prevista para os dias 01 a 04 de agosto. A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986, e após 30 anos retoma as discussões e reúne as mulheres para pensar a política nacional de saúde. A expectativa do CNS é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para a saúde das mulheres.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br