Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

França aprova novo sistema de informação nutricional
Postado em 27/03/2017 | fonte - Rádio RFI

França aprova novo sistema de informação nutricional

O Ministério da Saúde francês aprovou no último dia 15 de março um novo sistema de informação nutricional, que pretende facilitar a vida do consumidor preocupado com a sua alimentação. O sistema, conhecido como Nutri-Score ou 5C, simplifica a informação dividindo os produtos industrializados em cinco categorias, marcadas por cores e letras.
 
Os produtos são categorizados a partir de uma fórmula que calcula a quantidade de nutrientes para cada 100 gramas. Quanto mais frutas, legumes, fibras e proteínas, mais pontos. Quanto mais açúcar, sal e gordura, menos pontos.
 
O lobby contra é grande
 
A medida, fortemente combatida pela Associação Nacional da Indústria Alimentar (ANIA), só foi tomada depois de testes em dezenas de supermercados em todo o país. Aos consumidores foram oferecidos quatro sistemas diferentes de informação, sendo que um deles foi criado pela própria ANIA.
 
Depois de dez semanas, os pesquisadores não tinham mais dúvidas: os consumidores preferem o Nutri-Score criado pelo Plano Nacional de Nutrição e Saúde, um sistema mais claro e lúdico, como um sinal de trânsito com cinco cores. De “A verde-escuro”, para os alimentos bons para a saúde, a “E vermelho” para os alimentos que contêm mais substâncias maléficas do que benéficas.
 
Cabe agora ao Ministério da Saúde lançar a recomendação do novo sistema de informação em abril, ainda que as etiquetas não sejam obrigatórias.
 
“Eu conto com a pressão dos consumidores para que os industriais se engajem na campanha adotando a etiqueta em seus produtos”, declarou a ministra da Saúde Marisol Touraine.
 
Vale destacar que um terço dos franceses estão acima do peso, enquanto 15% da população, cerca de 7 milhões de pessoas, sofrem de obesidade. 

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br