Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Asbran apoia movimento contra lei no Peru
Postado em 03/07/2017

A Associação Brasileira de Nutrição se uniu a outras entidades ibero-americanas de Nutrição para protestar contra a lei promulgada no Peru que representa grande retrocesso na luta pela alimentação saudável e adequada.
 
Há cerca de 4 anos, Projeto de Lei de Alimentação Saudável em discussão no Peru contemplava recomendações sobre a rotulagem dos produtos seguindo parâmetros da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa maneira, a fim de informar melhor a população sobre o consumo adequado e evitar o crescimento de doenças crônicas, especialmente entre crianças e jovens, foram estabelecidos os limites para determinar alto grau de açúcar, gordura saturada e sódio.
 
Recentemente, esta lei foi promulgada, mas, para a surpresa da população, o governo peruano alterou os parâmetros para o açúcar, gordura saturada e sódio, estabelecendo limites mais altos. De acordo com o Projeto de Lei previsto, se um determinado produto excedesse o valor de 5 gramas de açúcar por 100 g, seria considerado com taxa elevada. Com a nova lei, modificada pelo governo, o novo limite é de 22,5 g para 100 g de produto.
 
Assim, diante da nova legislação muitas bebidas e alimentos ricos em açúcar não são classificados como de alto teor de açúcar. Além disso, a lei estabelece que qualquer alteração para melhorar a rotulagem do produto terá efeito em 42 meses a partir da data, ou seja, a partir de agora até quase 4 anos.
 
O período, adverte María Rosa Curutchet, presidente de la Confederación Latinoamericana y del Caribe de Nutricionistas y Dietistas, é excessivamente longo, uma vez que a situação epidemiológica ligada ao rápido aumento da obesidade na região impõe a necessidade urgente de implementar políticas públicas neste sentido.
 
A Asbran já assinou carta de apoio aos nutricionistas do Peru que conta também com a força da CONFELANYD, Academia Española de Nutrición y Dietética, Consejo General de Dietistas-Nutricionistas de España e Alianza Iberoamericana de Nutricionistas. As entidades esperam contribuir para que as autoridades no Peru reconsiderem a decisão em benefício da saúde da população.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br