Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Rotulagem Frontal de Alimentos e Bebidas
Postado em 27/11/2017 | fonte - CGAN-MS

O Brasil participou, entre os dias 13 a 15 de novembro, da Consulta Técnica sobre Rotulagem Frontal de Produtos Alimentícios e Bebidas. O evento foi promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e ocorreu em Washington, Estados Unidos.
 
Na agenda foram reservados espaços para discussões relativas a evidências sobre como a rotulagem nutricional frontal de alimentos contribui para efetivamente mudar escolhas e consumo em favor da saúde e experiências interessantes de outros países sobre adoção e adaptação de normas e regulamentos para rotulagem. Uruguai e Chile estão entre os países mais avançados na regulamentação da rotulagem nutricional frontal. O encontro contou com a participação da Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição, Michele Lessa.
 
Dentre as iniciativas discutidas, foi apresentado pela Dra. Adriana Blanco (OPAS/OMS) o Projeto REGULA, que monitora o avanço dos países na capacidade de regulação nas agendas de álcool, tabaco e alimentação. O projeto tem em sua primeira fase quatro componentes, dentre os quais se encontram o mapeamento da capacidade institucional para implementar processos regulatórios sobre os fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis - DCNT na América Latina e o desenvolvimento de uma estratégia para seu monitoramento.
 
O evento fortaleceu a ideia de que é importante resgatar as lições aprendidas sobre rotulagem de tabaco e medicamentos para que se possa avançar na rotulagem de alimentos. Outro ponto destacado é a necessidade de maior mobilização da sociedade para defender a mudança na rotulagem e a realização de ações de educação do consumidor para incentivar escolhas mais saudáveis.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br