Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Vitamina C e imunidade: alimentos garantem doses recomendadas
Postado em 21/03/2020 | fonte - Asbran

Vitamina C e imunidade: alimentos garantem doses recomendadas

A COVID-19 tem levantado muitas discussões sobre como a nutrição pode contribuir na batalha contra a doença. Uma coisa é certa: NÃO EXISTEM RECEITAS MILAGROSAS e não existem ainda remédios para a cura. O que precisamos é reforçar a higienização, limitar o contato social e melhorar nosso sistema imunológico.

Nos últimos dias dicas para aumentar a imunidade têm sido muito compartilhadas. A preocupação é quanto à disseminação de informações falsas e outras sem base científica, adverte a vice-presidente da ASBRAN, Daniela Cierro Ros.

"A vitamina C, ácido ascórbico, é fundamental para a imunidade e participa ainda de inúmeras ações fisiológicas e antioxidantes. Por esse motivo tem havido uma corrida por suplementos nas farmácias, quando na verdade alimentos já a oferecem em níveis adequados. A ingestão muito acima do recomendado pode também prejudicar o organismo. A orientação é ingerir diariamente 75 mg, no caso das mulheres, e 90 mg, homens", destaca Daniela.

A nutricionista lembra que alguns estudos avaliaram a relação de dosagens altas de vitamina C a pedras nos rins. "Não existe fundamento científico para o uso de megadoses. Ao contrário do que defendeu há muitos anos o respeitado químico Linus Pauling, o excesso de oferta de vitamina C não protege contra infecções e nem contra doenças cardíacas. Por outro lado, a falta dela contribui para quadros de infecções respiratórias", diz Daniela.

A vitamina C não é produzida pelo nosso organismo, por isso a orientação é consumir diariamente alimentos que a contêm, a exemplo da laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, melancia, salsinha e pimentão vermelho.

Segundo a vice-presidente da ASBRAN, o consumo de 100 ml de suco de laranja bahia corresponde a 94,5mg, o que atende as necessidades de mulheres e homens. Mas ela ressalta que a quantidade de ácido ascórbico não é a mesma para as demais laranjas.

"Em 100ml de suco da laranja pêra, encontramos 73,30mg de ácido ascórbico. Em 100ml de laranja lima, 41,3 mg; e em 100ml de suco de limão, 38,2 mg. Não podemos esquecer também que a perda de vitamina C, com o passar das horas após preparo do suco, foi tema de pesquisa da Embrapa. Depois de 6 horas do preparo, a perda fica em torno de 22% do teor inicial. Além disso, o mesmo nutriente é o mais afetado pelo processamento de frutas e hortaliças e a interação com outras substâncias presentes pode contribuir para a diminuição da mesma. As pessoas devem utilizar como fonte de Vitamina C as frutas in natura e adotar uma dieta equilibrada para a manutenção da saúde", concluiu. Daniela.


Referência: 
Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos, Ministério da Saúde, 2011.
Estudo da taxa de degradação de vitamina C em alguns sucos de frutas. Jeane Santos da Rosa; Ronoel Luiz de Oliveira Godoy; João Oiano Neto; Rodrigo da Silveira Campos; Manuela Cristina Pessanha de Araujo; Renata Galhardo Borguini;Sidney Pacheco, Virgínia Martins da Matta. Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2010.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br