Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Governo federal amplia número de hospitais na RNPC
Postado em 04/03/2010 | fonte - FAPESP e Asbran

Os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, anunciaram no final de 2009 a inserção de 12 hospitais na Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino. Com isso, chega a 32 o número de unidades que integram a RNPC.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães a ideia da rede, criada em 2007, é dar uma chance ao SUS de ter estudos clínicos que atendam a suas necessidades. “Até poucos anos atrás, a contratação de protocolos de estudos clínicos pelas empresas farmacêuticas era habitualmente realizada em padrões privados, diretamente com um pesquisador, com a colaboração de universidades e hospitais, essa prática tende a ser residual hoje em dia”, afirma.

Segundo Guimarães, a rede não pretende atrapalhar a relação direta entre laboratórios farmacêuticos e pesquisadores e sim oferecer uma alternativa institucional que tenha como meta o interesse público.

O Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2007, iniciou 942 projetos de pesquisa clínica em 16 centros dos 19 então participantes da rede. Foram financiados pelo SUS 113 deles, 380 por agências federais e estaduais de fomento e 337 por empresas privadas. Nos três primeiros anos de operação a rede teve investimentos de R$ 35 milhões. Não estão previstos recursos adicionais para a sua expansão.

RNPC
– Rede que reúne instituições com tradição em ensaios clínicos cujo comitê de ética em pesquisa recebe cerca de mil protocolos de pesquisa por ano para avaliar e cuja adesão à rede resultou no aprimoramento da estrutura já existente, a unidades hospitalares que começaram recentemente a participar de ensaios.

Uma das pesquisas de interesse do SUS realizada pela rede, é um estudo que envolve 25 instituições brasileiras buscando identificar pacientes com hipertensão resistente, entre as diversidades regionais da população brasileira, e determinar a melhor abordagem terapêutica para este subgrupo.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br