Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Consea celebra aprovação de emenda constitucional e planeja próximos passos
Postado em 08/03/2010 | fonte - Leonardo Brito - CONSEA

"Há um sentimento no Brasil que nós devemos aproveitar e potencializar, o de que a fome é inaceitável". Foi assim que o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, iniciou a sua participação na  XV Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar Nutricional (Consea), nesta última quarta-feira (03). Para o ministro esse é um momento que devemos avançar,  pois a constitucionalização do direito à alimentação nos coloca novos desafios.

Dirigida pelo presidente do Consea, Renato S. Maluf, além do ministro Patrus Ananias, a mesa foi composta pelos deputados federais, Nazareno Fonteles (PT-PI) e  Emília Fernandes (PT-RS). Sobre a Emenda Constitucional 64, Renato S. Maluf afirmou que "direito humano é direito quando o portador desse direito o conhece e o exige". E completou dizendo que devemos trabalhar para difundir nossa conquista.

"Nós ganhamos uma batalha, mas a grande guerra ainda está a nos desafiar", disse a deputada Federal  Emília Fernandes. Ponderou ainda, que o fator que realmente irá fazer da alimentação um direito de todos, é a construção e o fortalecimento da cidadania. "Nossa missão é muito maior do que simplesmente ter aprovado essa emenda, consiste fortalecer um país que precisa avançar, e dizer que a política da exclusão, desemprego,  miséria, fome e analfabetismo é coisa do passado", completou.

Já o deputado federal Nazareno Fonteles, destacou a importância do papel do Consea na campanha pela conquista desse direito. "As pessoas já começam a associar que têm o direito de comer e que o Estado, tem o dever de proficiar isso",  afirmou. Disse ainda, que tudo isso é fruto de um bom trabalho de comunicação. "Nós colocamos o direito já como uma publicidade para a população, pois muitas vezes agente aprova e a população não sabe", concluiu o deputado.

A reunião seguiu durante todo o dia, contando com a participação do  ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, e do secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães. Na pauta, foram abordados assuntos como a avaliação da atuação do Consea e de suas instâncias e apresentação dos temas estratégicos para o ano de 2010.

Na reunião também foi aprovada uma recomendação ao presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, para que interceda pela retirada de pauta do PL 5575/2009 de autoria do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) que propõe a liberação da tecnologia Terminator.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br