Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Anvisa e Idec discutem o uso indiscriminado de agrotóxicos
Postado em 22/04/2010 | fonte - Radioagência NP - Aline Scarso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está debatendo o uso de agrotóxicos em alimentos no Brasil. No último dia 13 de abril, técnicos da ANVISA e do o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) se reuniram para avaliar procedimentos quanto ao monitoramento da introdução dos agrotóxicos de forma indiscriminada na alimentação dos brasileiros.

De acordo com o presidente do Fórum Nacional de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos, Pedro Serafim, ainda falta informação para quem aplica o veneno e para quem come produtos com alto grau de toxidade.

“O nome mesmo já diz, agrotóxico realmente é veneno. Infelizmente, no Brasil se criou uma cultura de agrotóxico como defensor agrícola. Primeiramente, a falta de uma informação correta coloca em risco tanto o trabalhador quanto o consumidor e o meio ambiente. E que a população tenha informação para reivindicar quem são os canais e instrumentos para fazer valer o seu direito de se alimentar bem.”

Segundo ele, além de mais informação é preciso políticas públicas que regulamentem o uso dos agrotóxicos no país.

“Recentemente algumas fiscalizações da Anvisa concluíram que as empresas vinham adulterando na fonte alguns produtos, ou seja, nas suas fórmulas e misturas. O fato de querer vender a todo custo, por ser veneno, ele tem várias conseqüências.”

O Brasil é o pioneiro mundial no consumo de agrotóxico. Somente no último ano, 780 mil toneladas de veneno foram comercializadas no país.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br